sexta-feira, 11 de maio de 2012

MORTE HONROSA!

Kübler-Ross descreveu os estágios da morte, fala sobre á morte nas diferentes culturas e o processo do morrer, pois á morte tem seus estágios, segundo ele são;
  1. Negação e Isolamento: "Isso não pode estar acontecendo."
  2. Cólera (Raiva): "Por que eu? Não é justo."
  3. Negociação: "Me deixe viver apenas até meus filhos crescerem."
  4. Depressão: "Estou tão triste. Por que me preocupar com qualquer coisa?"
  5. Aceitação: "Tudo vai acabar bem."
  6.    Primeiramente, negação! Não acredita que seja com ele, pois todos podem adoecer, menos ele, o ser-humano em sua Alma, que é eterna, não aceita o fim! Curioso pois essa é a única verdade que temos na vida, que um dia morreremos.  Polêmica: Professora argentina apela por 'morte digna' da filha de 2 anos

       Á colera é o segundo estágio, momentos de ira, incompreensão, por que eu? Tanta gente que não vale nada, são ruins ou não prestam, "algo está errado", não é justo, sou religioso(a), isso não pode estar acontecendo!

   A negociação é uma etapa muito curiosa, chega ser intrigante! Faz uma troca com Deus, me dá mais tempo de vida! Prometo que vou melhorar, vou ser um bom filho, um bom esposo! Vou mudar da "água para o vinho". Vou "ser", em vez de querer!

  Depressão, é realmente é comigo mesmo, chegou minha hora, não tem jeito, já tentei de tudo, á tristeza e a decepção me envolveu, não consigo amis reagir.

   Aceitação, como último estágio, aceitar é a única opção! Enfim tudo vai dar certo! Vou para o céu, Deus é misericordioso, o céu é um lugar de delicias, não estou preparado, mas pela "graça sou salvo".

   Essa semana na Argentina aprovaram á lei da morte honrosa! Lei essa que diferençia da " eutanásia ", libera o paciente terminal á decidir os caminhos do seu tratamento, dispensando á distanásia9que é as manobras de manter á pessoa viva á todo custo). Isso com certeza causa muito sofrimento, tanto ao doente terminal, como aos seus familiares! O ponto de vista ético e religioso, não houve questionamento, pois não se abrevia á morte, mas também não condiciona ao ser-humano á viver indignamente e sofrendo, sendo assim um bom exemplo para o resto do mundo, morte honrosa é não sofrer além do processo natural do morrer, segundo as fases de Kübler-Ross, citado acima nos ajuda á entender esse processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode colaborar! Comentando as matérias e auxiliando com informações.Antes de comentar, avalie o seu comentário e post á vontade.