quarta-feira, 16 de maio de 2012

LEI DA INFORMAÇÃO! 24 ANOS DEPOIS.

 

CGU: ministérios estão prontos no 1º dia da Lei

Daniel Favero

A partir desta quarta-feira os órgãos executivos, judiciários e legislativos municipais, estaduais e federais são obrigados a prestar informações aos cidadãos, segundo versa a Lei de Acesso à Informação, sancionada pela presidente Dilma Rousseff no final do ano passado. Com isso, o Poder Público será obrigado a divulgar informações na internet, além de instalar serviços de informações ao cidadão (SIC). Apesar da amplitude, a diretora de Prevenção da Corrupção da Controlado ria-Geral da República, Vânia Vieira, garante que todos os ministérios já estarão adequados à lei nesta quarta-feira.
 
    Já era de aparecer alguém com coragem para tirá-la do papel. Nasceu com á constituição de 1988, pelo menos na teoria! Hoje com muita bravura á lei está ai, pergunto será que o Brasil e o brasileiro está preparado para esse banho de democracia? Espero que sim, por que se não, de pouco vai adiantar essa oportunidade de colocar o "Brasil no eixo de País de primeiro mundo". Os ministérios da República, segundo alguns setores da imprensa, se encontram preparados, os Estados e múnicipios onde realmente as coisas acontecem e vivem de burocracias, será que já estão prontos para atender os questionamento da população? Vamos aguardar com expectativas, é na democracia que o povo se torna forte e soberano.
   A lei em si não ajuda muito, se o povo e seus representantes não tirá-las do papel! Essas informações antes eram apenas de direitos do legislativo ministério público e orgão de representatividade, vai ser uma chuva de requerimentos populares, prefeituras e estados irão ficar á mercê de seus opositores, há o forte perigo de travamento da máquina pública, que por si só já parece um grande "Elefante". O Brasil necessita urgentemente de mudanças, mas essa não á vejo com muito bons olhos é mais uma par a"Inglês ver".

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode colaborar! Comentando as matérias e auxiliando com informações.Antes de comentar, avalie o seu comentário e post á vontade.