quinta-feira, 10 de maio de 2012

Á ENFERMAGEM COM CARINHO

  A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!
Florence Nightingale

Ana Neri


   A Enfermagem, profissão que abracei desde o ano de 1991, quando cursei na escola Vital Brasil ! Tenho orgulho da minha eterna "Enfermeira", uma das percursoras em Dourados, era carinhosamente chamada de Dona "Jaci", acredito que não era apenas uma forma de tratamento como pronome e sim, "DONA", de conhecimento, autoridade na área da saúde, zelosa pela Enfermagem, nos rigores da Ciência da Medicina, implacável em seu conhecimento técnico, levava o Hospital Evangélico nas costas literalmente!
  Hoje os dias são outros, á modernidade, os exames cada vez mais sofisticados, o número de Enfermeiros em Dourados é muito grande, faculdades, cursos técnicos, com certeza uma profissão gigantesca.
  Precisamos cada vez mais nos valorizar, salarialmente falando e de respeito da nossa profissão! No inicio com á guerra da Crimeia, aparece Florence Nagtingale com sua lâmpada em mãos e de tenda em tenda levando sua luz, conhecimento técnico e laboral para á época, salvou muitas vidas , muitos soldados foram recuperados graças á essa enfermeira, uma verdadeira heroína com direito á medalha e tudo, ( foi um conflito que se estendeu de 1853 a 1856, na península da Crimeia (no mar Negro, ao sul da atual Ucrânia), no sul da Rússia).
   No Brasil á Enfermagem tem sua percursora e também heroína,( Ana Justina Ferreira Neri (Cachoeira, 13 de dezembro de 1814 — Rio de Janeiro, 20 de maio de 1880) foi uma enfermeira brasileira e foi a pioneira brasileira),
Ao irromper a Guerra do Paraguai (dezembro de 1864), seguiram ambos para o campo de luta. Ana requereu ao presidente da província da Bahia, conselheiro Manuel Pinho de Sousa Dantas, lhe fosse facultado acompanhar os filhos e o irmão (major Maurício Ferreira) durante a guerra, ou ao menos prestar serviços nos hospitais do Rio Grande do Sul. Deferido o pedido, partiu de Salvador incorporada ao décimo batalhão de voluntários (agosto de 1865), na qualidade de enfermeira.
Durante toda a campanha, prestou serviços ininterruptos nos hospitais militares de Salto, Corrientes, Humaitá e Assunção, bem como nos hospitais da frente de operações. Viu morrer na luta um de seus filhos.
   A Enfermagem sempre se relacionou ao cuidado do ser-humano, uma profissão baseada em dons e caridades, nunca teve uma visão capitalista, á submissão á outros profissionais de saúde, no passado hoje dificulta os avanços profissionais, temos título de doutores e muitos não o usam! Somos doutores sim senhor(a),  Com a Resolução COFEN n. º 276/01, passamos a usar o título de Doutor.
   Aos profissionais de Enfermagem, que largam suas casa e famílias para cuidarem e proteger o ser-humano na sua maior necessidade, quando o mesmo adoece e em um leito hospitalar, precisa de uma mão amiga! Pode contar com esses profissionais e do zelo de sua profissão. "Á ENFERMAGEM COM CARINHO".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode colaborar! Comentando as matérias e auxiliando com informações.Antes de comentar, avalie o seu comentário e post á vontade.