sexta-feira, 18 de maio de 2012

HUMANIZA SUS!

 
   No dia de hoje á saúde de Dourados está movimentada em volta de um seminário, que trás o assunto de humanização nos âmbitos do SUS. Os profissionais de saúde tanto da atenção básica como de especialidades e da rede hospitalar estão nesse encontro. O assunto é bastante divergente quando se trata da humanização do atendimento, tem o lado do usuário, mas também defende as condições de trabalho dos trabalhadores em saúde! O anfiteatro do CAM (prefeitura esteve lotado durante essa manhã, o ponto critico foi sobre o "acolhimento", qual a melhor forma de atender a pessoa humana nos seus diferentes ciclos de vida, atendendo suas necessidades tanto física como psicossociais). Até em que ponto está pronto e interligado como uma rede que realmente funcione e não deixando o cliente (usuário) "á ver navios".
    O servidor público é o parapeito do atendimento, levando todas  "chicotadas" e aparando toda a pressão que a sociedade trás durante o dia-dia de uma unidade de saúde! Suas necessidades que muitas das vezes são sociais e que á saúde acaba absorvendo essa realidade.
    É necessário que a política do Humaniza SUS do governo federal intervenha em algumas realidades locais e no contexto geral, com políticas salariais, condições de trabalho, aspecto social e cultural que algumas vezes acabam influenciando negativamente na qualidade do atendimento. Em nível local ficou claro á não participação da figura do gestor! Teria que ser o primeiro a estar nas fileiras para equacionar tais problemas! Que nos próximos encontros estejam todos lá.

Um comentário:

  1. E meu amigo: Onde estavam os gestores! Muitas perguntas, pessoas dispostas a responder, porem, aqueles que dao a palavra ou resposta final ou pelo menos deveriam tentar esclarecer nao estavam presentes. Humaniza SUS. Humaniza o cliente, o trabalhador...os gestores nao precisam disso tbm???? (Silvia Salgueiro)

    ResponderExcluir

Você pode colaborar! Comentando as matérias e auxiliando com informações.Antes de comentar, avalie o seu comentário e post á vontade.