No dia de hoje á saúde de Dourados está movimentada em volta de um
seminário, que trás o assunto de humanização nos âmbitos do SUS. Os profissionais de saúde tanto da atenção
básica como de especialidades e da rede hospitalar estão nesse encontro. O
assunto é bastante divergente quando se trata da humanização do atendimento,
tem o lado do usuário, mas também defende as condições de trabalho dos
trabalhadores em saúde! O anfiteatro do CAM (prefeitura esteve lotado durante
essa manhã, o ponto critico foi sobre o "acolhimento", qual a melhor
forma de atender a pessoa humana nos seus diferentes ciclos de vida, atendendo
suas necessidades tanto física como psicossociais).
Até em que ponto está pronto e interligado como uma rede que realmente funcione
e não deixando o cliente (usuário) "á ver navios".
O servidor público é o parapeito do atendimento, levando
todas "chicotadas" e aparando
toda a pressão que a sociedade trás durante o dia-dia de uma unidade de saúde! Suas
necessidades que muitas das vezes são sociais e que á saúde acaba absorvendo
essa realidade.
É necessário que a política do Humaniza SUS do governo
federal intervenha em algumas realidades locais e no contexto geral, com políticas
salariais, condições de trabalho, aspecto social e cultural que algumas vezes
acabam influenciando negativamente na qualidade do atendimento. Em nível local
ficou claro á não participação da
figura do gestor! Teria que ser o primeiro a estar nas fileiras para equacionar
tais problemas! Que nos próximos encontros estejam todos lá.
E meu amigo: Onde estavam os gestores! Muitas perguntas, pessoas dispostas a responder, porem, aqueles que dao a palavra ou resposta final ou pelo menos deveriam tentar esclarecer nao estavam presentes. Humaniza SUS. Humaniza o cliente, o trabalhador...os gestores nao precisam disso tbm???? (Silvia Salgueiro)
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