quarta-feira, 16 de maio de 2012

ESCOLA ROSA CÂMARA RECEBE AÇÃO DO PROGRAMA DE SAÚDE ESCOLAR

   Hoje durante todo o dia a Escola Rosa Câmara estará recebendo ações de saúde, desenvolvidas pelas equipes de saúde da família, Vila Industrial e Vila Vieira, contando com apoio dos pro fissionais dessas duas unidades, foram designados para esse trabalho; enfermeiros, dentista , Aux. de dentista e, Aux de enfermagem e os agentes comunitários de saúde. O Programa de saúde Escolar é um programa do governo federal em que o atendimento de saúde acompanha o aluno no seu desenvolvimento, proporcionando prevenção aos agravos na infância e adolescência.
   O principal objetivo é acompanhar os alunos da rede de ensino municipal, as atividades desenvolvidas são; avaliação antropo métrica ( peso e altura), vigilância alimentar (Sisvan), verificação de pressão arterial (detecção precoce de hipertensão) glicemia capilar, atentando para o aparecimento de diabetes juvenil. O apoio dos professores e da direção da escola foram fundamentais para que essa ação acontecesse, o número de alunos atendidos nessa primeira etapa é de aproximadamente 200 alunos.
   Os alunos que apresentarem alterações, tanto de pressão arterial como de glicemia e ou de IMC ( indice de massa corporal ) estão sendo encaminhados para as Estratégias de Saúde da Família de referência, onde serão acompanhados pelos pro fissionais da rede.
   Os enfermeiros responsáveis por essas unidades que desenvolvem o "PSE" no Rosa Câmara são, Edvaldo Moreira da equipe 33 do Vila Vieira e Clineide Araújo da equipe 35 da Vila Industrial. O trabalho é muito gratificante e proveitoso é o resumo feito pelas duas equipes.
   Apoiaram o trabalho;
   Drº Luiz Fernando Del Guerra e a ACD Anice de Souza, Aux de Enfermagem José Marreiro e Sílvia, os ?Agentes Comunitários foram; Maria Elenir,, Regiane Alves, Adriana Macena, Marlei, Lúcia, Edivete, Solange Machado, Elaine Maximiano, Dorival Lopes e a acadêmica de enfermagem da UEMS Ana Márcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode colaborar! Comentando as matérias e auxiliando com informações.Antes de comentar, avalie o seu comentário e post á vontade.