terça-feira, 12 de junho de 2012

PARTO HUMANIZADO, VOCÊ É A FAVOR OU CONTRA?



  Primeiro postei esse vídeo que passou no último programa do Fantástico, para que todos assistam e deem suas opiniões! O mundo mudou e nesses trinta anos a saúde alavancou e a área da medicina evoluiu demais, nós sem querermos adotamos o modelo medico-centrado, hospítálo- centrico, com certeza esse vídeo chocou escolas de medicina, faculdades e até o ministério da saúde, que seu atores na grande maioria são médicos, adotam e defendem esse modelo, até mesmo como uma sobrevivência profissional, remuneração mesmo.
  Antigamente há mais de trinta anos atrás, o grau de conhecimento das pessoas eram muito ruins, as residências em suas maiorias de modelo precários, contribuindo dessa forma, com infecções neo-natais, muito grande levando a morte precoce de muitas crianças, não tínhamos tantas vacinas e medicamentos com temos hoje. As residências na sua grande maioria, hoje são sem duvida alguma um ambiente que pode receber esse novo ser! Choca, creio que sim, é cultural mudaram a nossa cultura, parto tem que ser institucionalizado, nascer é normal dentro de um hospital, qualquer coisa faz ai uma cesárea, como se nem fosse uma intervenção cirúrgica, que muitos médicos devido sua técnicas apuradas desconsideram os riscos, de perfuração intestinal e de bexiga, que é o que mais acontece em partos cesáreas mal sucedidos. 
  Não estou dizendo aqui, que acredito que se comece igual ao casal, fazendo parto normal em casa, mas o poder público, pode e deve proporcionar dentro de algumas comunidades casas de apoio ao parto, hoje temos parteiras pelo Brasil todo, profissionais habilitadas e com conhecimento técnico e cientifico, suficientes para realizar com sucesso qualquer parto, que a gestante tenha feito um pre-natal de qualidade e que seja de baixo risco, digo mais temos na enfermagem á especialidade de obstetrícia.
  Mas vem o ato médico, vem o corporativismo e diz que a mulher tem que dar á luz, em grandes hospitais, mas em alguns municípios inclusive o nosso o que mais vemos, são os recém-nascidos serem recepcionados pela á enfermagem, é recepcionados, pois quem nasce é o bebe, profissional apenas acompanha e intervem, quando necessário. não concorda, comente, nos ajude a muda ou manter o modelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode colaborar! Comentando as matérias e auxiliando com informações.Antes de comentar, avalie o seu comentário e post á vontade.