sexta-feira, 27 de abril de 2012

SUPREMO APROVA COTA RACIAL

blog Marco Eusébio
Cotas racias em universidades brasileiras é constitucional. A decisão unânime do Supremo Tribunal Federal foi tomada pelo plenário em sessão na noite anterior, ao considerar que políticas de ação afirmativa adotadas pela Universidade de Brasília (UnB) estabelecem um ambiente acadêmico plural e diversificado e têm o objetivo de superar distorções sociais historicamente consolidadas. A decisão foi tomada em ação movida em 2009 pelo DEM contra o sistema de cotas raciais na UnB, sob alegação que essa política feriria vários preceitos fundamentais da Constituição Federal, como os princípios da dignidade da pessoa humana, de repúdio ao racismo e da igualdade, entre outros, além de dispositivos que estabelecem o direito universal à educação. (Ilustração/Reprodução)

  Essa decisão do Supremo vem em boa hora, ratifica um direito adquirido das etnias que mais sofrem, com os variados tipos de preconceitos. Entendo que o direito universal, todos somos iguais perante á lei, o Brasil é um País de oportunidades e etc... Isso é muito bonito na teoria! Na prática, o preconceito tanto de etnia como de cor, ainda é o que fala mais alto; Entre uma pessoa de cor preta e uma pessoa branca e de olhos verdes, disputando uma vaga no mercado de trabalho, adivinha de quem é a vaga? Muitas das vezes sem nem avaliar capacidade técnica e ou laboral para á função exigida.
   Há uns dois anos arrás era meio receoso quanto ao assunto! Olha que sou de origem africana! Meu bisavô foi escravo. Sabia que isso hoje, resulta na dificuldade de posses? É por incrível que pareça! Se pudéssemos voltar no tempo e perguntar para o meu bisavô, não sei se ele ou os pais dele, se eles queriam vir para o Brasil, navegar pelos mares, dentro dos navios negreiros, tendo toda a sorte de doenças, tempestades em alto mar, passando fome, amarrados como animais! Qual seria á resposta deles? Pois digo á você, com toda a certeza, eles não aceitariam essa aventura, embora na época não tinha informação; que eles pudessem visualizar que nosso País é lindo! Mulheres bonitas enfim toda a sorte do no nosso Brasil. Graças aos estudos e a fala muito providencial de um amigo, chamado "neguinho Anizio", pude voltar no tempo e rever meus conceitos; Os negros eles eram caçados! è caçados como animais pelas selvas da Africa, muitos eram principes de seu povo, tinham a tradição de passarem por testes de sobre vivência na selva! Eram pegos e trazidos para os países tanto da Europa, com para a América do sul, para a tal bendita colonização! Deixavam suas casa familiares e também suas posses na Africa. Imagine essa situação! Infelizmente só nos sensibilizamos quando acontece conosco ou com familiares, hoje enxergo tudo isso com maior clareza.
   Fomos vitimas de um processo ganancioso, de pessoas inescrupulosas, acabaram com sonhos e ideais de mutos negro e Índios pelo mundo afora! Hoje temos dificuldades de acesso á um ensino de qualidade, passamos á vida toda em colégios públicos, quando conseguimos terminar o ensino médio! Concorremos sem nenhuma ou pouca chance, com os filhos de ricos, que estudaram o tempo todo nas melhores escolas particulares, essa inversão causa prejuízos e tira a oportunidade do filho do pobre! Recebo essa noticia com alegria imensurável, estamos no caminho certo, para um Brasil de igualdades
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode colaborar! Comentando as matérias e auxiliando com informações.Antes de comentar, avalie o seu comentário e post á vontade.