sábado, 28 de abril de 2012

SOU 12 X 8. E VOCÊ?

  Hoje, no Brasil, existem mais de 30 milhões de hipertensos que precisam entender e cuidar da sua saúde para viver mais e melhor.
A campanha “Eu Sou 12 X 8″ conta com o apoio a nível local da ABEN – Associação Brasileira de Enfermagem do RN, da Sociedade Norte/Nordeste de Nutrição Parenteral e Enteral e, do Conselho Regional de Educação Física, entidades de especialidades envolvidas com a qualidade de vida da população.
 Durante o evento as entidades vão buscar educar, orientar e esclarecer a população através de palestras, verificação de pressão arterial e exercícios físicos.


A pressão alta não controlada é a principal causa das duas doenças que mais matam no Brasil: o acidente vascular cerebral e o infarto do miocárdio.
A cada ano, 300 mil brasileiros são vitimados pelas doenças cardio vasculares, principalmente causadas pela hipertensão.
Um número 2 vezes maior que as mortes causadas por câncer de todos os tipos, 3 vezes mais que aquelas devidas a acidentes e 4 vezes maior que as causadas por infecções, incluindo a AIDS.
O grande desafio da campanha “Eu sou 12 por 8” é que as pessoas percebam os benefícios de ter uma pressão normal ou controlada e a gravidade da hipertensão não tratada, façam um diagnóstico precoce e não abandonem o tratamento.
No Brasil, estima-se que apenas 10%, dos cerca de 30 milhões de hipertensos existentes, façam o controle adequado da hipertensão. Sociedade brasileira de cardiologia.
"Sou 12 x 8, uma campanha da sociedade de cardiologia", precismos cuidar do nosso melhor companheiro, nosso coração, o sedentarismo tem ocupado um espaço muito grande em nossas vidas, mudança de hábitos alimentares, praticas físicas, caminhadas e um auto-cuidado, tudo isso é forma de vivermos melhor, não adiantam hospitais, exames de alta complexidade, excelentes pro fissionais de saúde, se as "pessoas não se cuidarem" , nada substitui o amor próprio, por tanto á responsabilidade é sua! A equipe do ESF VILA VIEIRA, tem contribuído para isso, atende uma população adscrita de mais ou menos 3.700 pessoas, sendo que mais ou menos 400 hipertensos e diabéticos, prporcionando apoio pro fissional, os Agentes comunitários levam á informação, o médico, enfermeiro, dentista, aux de enfermagem e aux odontológico entre outros. Nessa campanha a orientação e a investigação é uma arma poderosíssima, o controle da pressão arterial serve de estímulo, para o portador da hipertensão arterial. Podemos fazer á diferença, por isso montamos grupos de caminhada, atenção especial pelo pro fissional médico, acesso fácil á consulta para avaliação cardiológica, estamos cumprindo o nosso papel. Faça também o seu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode colaborar! Comentando as matérias e auxiliando com informações.Antes de comentar, avalie o seu comentário e post á vontade.