domingo, 22 de abril de 2012

O DINHEIRO DA SAÚDE

Mais dinheiro, a mãe de todas as promessas para a saúde

Daniel Jelin
O tucano José Serra, a petista Dilma Rousseff e a verde Marina Silva são todos favoráveis à regula mentação da emenda constitucional 29, que eleva os níveis de investimento na área de saúde. Mas isso não diz muita coisa. Lula e a oposição tampouco discordaram nesse particular, e isso não bastou: o assunto se arrasta no Congresso lá se vão dez anos, e o que se conseguiu até agora foram redações diversas que chegaram a rachar até a bancada da saúde. O impasse se deve a uma pergunta sem resposta: de onde sai o dinheiro?
   segundo á revista Veja, sempre tivemos á promessa de recursos para á saúde pública. Dinheiro esse garantido com á emenda constitucional 29.  A grande dificuldade, é responder de qual orçamento sairia tal recurso, sei que não adianta fazer lei, sem direcionar a fonte pagadora, porém o assunto se arrasta há10 anos, tornando-se inadmissível. Os municípios já não aguentam mais custear aos trancos e barrancos, com a conta da Saúde, muitos repassam mais do que devem, quando a emenda pede 15%, eles entram com mais de 20%, já os Estados que deveriam entrar com seu orçamento de 12%, são raros os que chegam na casa dos 7%. A União essa sendo mais voraz nos impostos, dificilmente passa dos 4%, quando sería necessário de acordo com a emenda, 10%. Entendo que, os grandes vilões são os Estados e a União, necessitamos com urgência da aprovação dessa emenda. Para isso é necessário cortar despesas! Não é fácil, mas a maquina pública é muito pesada, acabar com regalias, excesso de funcionários e cortes onde o dinheiro esta indo para o ralo, quem sabe assim conseguiríamos melhorar a nossa saúde pública. Gostaria de terminar dizendo, "O CÉU NÃO É AQUI".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode colaborar! Comentando as matérias e auxiliando com informações.Antes de comentar, avalie o seu comentário e post á vontade.