quinta-feira, 26 de abril de 2012

E A SUA OPINIÃO? VOCÊ FOI OUVIDO?



Enfim, apareceu á primeira pesquisa de opinião pública confiável! Mas vamos analisar os números friamente, ou seja, sem paixão. Vejamos! o Ibrape ouviu 302 pessoas, nos dias 10, 11 e 12 do mês de Abril. Dessa amostra foram tiradas essa pesquisa, em um universo de mais 140 mil eleitores, geralmente os pesquisadores utilizam métodos cíentificos para nortear os trabalhos, sem perder o foco! Foi quantitativa? Qualitativa? Bem não é o meu ramo, mas vou arriscar alguns palpites, quantos em porcentagem foram ouvidos de eleitores? Se a calculadora e ou a maquininha que á estava utilizando não falhou, foram pesquisados 0.46%. É muito pouco, sei que é uma amostra! merecia pelo menos 1% do eleitorado.Os brancos e nulos, sendo 3%, não é o que aconteceu nas urnas no mês de fevereiro de 2011, há! vão dizer que o momento era crítico, tudo bem, mas não muda opinião da noite para o dia.Dourados precisa de uma avaliação cientifica do que aconteceu! Será que o resultado é positivo? Como vai se comportar o eleitor de hoje em diante? sinto que estão muito receosos, no entanto qualquer pesquisa que não conseguir mensurar esse sentimento, embora seja subjetivo é importante para os candidatos, se vai as ruas pedir votos, ´imperial que conheça o racíocinio do povo!Ainda falta á tão falada pesquisa do Ibope, que vai nortear o PMDB, o senhor Murilo Zahuit, já pode começar á comemorar, não é fácil já sair de uma disputa com 38%, mas o Deputado está logo atrás com seu trator, roncando grosso. 
   Agora quem me surpreendeu foi á senhora Keliana, empatou com o deputado George Takimoto com 9% e nem fez pré-campanha! As ondas do rádio é muito forte, ainda mais se juntar com a vos do deputado Marçal Filho, que curiosamente não apareceu na pesquisa, que me parece que só foi apresentado os nomes, faltou á expontãnea, que acredito que o Marçal teria conquistado o seu espaço.
   Enfim á polarização entre Geraldo x Murilo, não é bom para nenhum dos dois! Acredito que se deva construir uma terceira via, é um candidato do PT por exemplo, pois o eleitor do PT, dificilmente vota no Murilo, No Geraldo muito pouco, esse eleitorado precisa ser fracionada, pois ambos os candidatos correm o risco, desse eleitorado migrarem para um dos dois, que costumam ir para um lado só, não vale apena correr esse risco, por tanto acredito que Dourados terá 4 ou 5 candidatos á Prefeito, bom para o eleitorado e bom para á cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode colaborar! Comentando as matérias e auxiliando com informações.Antes de comentar, avalie o seu comentário e post á vontade.