terça-feira, 15 de janeiro de 2013

HOMEM DE 40!

 
   Porque esse tema? Pode ser óbvio, mas o tema não se relaciona só com a minha idade! As curiosidades dessa idade, tem me chamado a atenção ultimamente. Analisando algumas pessoas e também diversas literaturas, quero aqui arriscar alguns comentários.

  O homem necessita muito de auto-afirmação! algumas mulheres já descobriram e convivem bem com isso. O adolescente acha que é um super-herói, corre, pula, tem energia de sobra. Em pouco tempo se torna um homem adulto! as necessidades são outras! Trabalho, a família e filhos passam á ocupar boa parte ou quase toda da sua vida. O emprego lhe trás renda, que em pouco tempo, consegue comprar sua casa e até mesmo seu carro, sonho de infância! á isso chamamos de ciclo de vida.

  É muito normal, com toda essa correria, que o homem se esqueça de alguns detalhes da vida. Alguns passam a ter uns pneu zinhos á mais, o estresse é um aliado de primeira hora, á alimentação rica em gorduras e carboidratos, proporcionando um ambiente perfeito para o surgimento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Justamente na faixa etária que ele já conseguiu obter, quase tudo que o seu coração desejou.

  O que fazer aos 40? O que o homem necessita, para passar bem dessa fase? É ela passa como todas as outras. Pior, mais rápido do que todas! É um marco na vida do quarentão, pois ao mesmo tempo, que está bem, financeiramente falando, projetado, cada um no seu nível é claro! Começam á aparecer dúvidas, quanto á sua auto-afirmação. É o momento em que ele tem que dizer para si mesmo, como vai ser o seu processo de envelhecimento.
 
  A realidade é cruel! Você até pode se esbaldar em sua adolescência, juventude, mas ao chegar nos 40, é como se chegasse em um trevo, com várias direções, em que só você poderá escolher o caminho a ser seguido. Um exemplo de caminho, é a separação! a necessidade de inovar é tão grande, que muitos, após assistir o crescimento dos filhos, resolvem abandonar á companheira. Como um ato de auto-afirmação, com se resolvesse todos os seus dilemas!  outra forma é o  isolamento, surge depressões e outras doenças, devido a tais inconstãncias.

  Nada é taão crucial na vida desse homem, quanto o medo do futuro! As finanças, o emprego, a vida sexual e cumprimento de suas necessidades básicas, como pai e esposo. Diante a necessidade de ser o provedor-mor da família, se sente o único responsável, levando uma carga que não é só dele. As vezes assistimos, vários tipos de homens, que infelizmente não consegue trabalhar bem com essa fase. Tanto que o governo federal criou o programa, saúde do homem! Com certeza vem em boa hora, mas ainda falta esse homem, que não se conhece! Buscar ajuda.

  Como chegar bem aos 50, 60 ou mais anos? O ser humano possui essa necessidade! Ser eterno é o sonho. Mas esse ser que não se cuida, á alimentação é ruim, o sedentarismo, chegou ai parou. Não  levanta do sofá nem para trocar o canal do televisor. Como fazer? não existe receita pronta, porém, mudar o estilo de vida é preciso! Reagir, essa é a palavra de ordem. Não dá para admitir, que tudo passe e você fique parado como se fosse um espectador da sua vida.

  Se reagir é a palavra de ordem, como fazer? Primeiro, devemos sair em busca de algo que nos preencha! Não um novo casamento ou outra situação, que foge de seus princípios. Laser, entertenimento, pessoas agradáveis, lugares, curtir a família, tantas outras coisas que se pode fazer! O segredo é, não se acomodar, reaja! Solte o seu "EU". Sua existência vai além do que você imagina. Portanto, calce um tênis, convide amigos, familiares e vá á luta. Respire um ar puro, gaste seu suor e seu tempo, com o que lhe apraz. Tenho certeza, chegará bem na terceira idade e verás os filhos dos teus filhos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode colaborar! Comentando as matérias e auxiliando com informações.Antes de comentar, avalie o seu comentário e post á vontade.