quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

MINHA PRIMEIRA ESCOLA! ASSEMBLÉIA DE DEUS


   Esse prédio, poucos podem acreditar, mas há mais de 35 anos, abrigara uma escola de 1ª á 4ª  série do primeiro grau.

  No bairro Wlademiro do Amaral, próximo Á atual Igreja Assembléia de Deus, da rua Cuiabá! No ano de 1977, para ser mais preciso, iniciei nessa escola o meu aprendizado.

  Morávamos no bairro Jardim Agua Boa, minha mãe não gostava muito da Escola "Capilé". Por isso matriculara eu e alguns de meus irmãos nessa escola! Mantém á mesma estrutura, por isso fiz questão de fotografá-la.

  Á esquerda, tem um terreno, onde as crianças brincavam no recreio, de bandeirinha, amarelinha. pular elástico, bater figurinhas (dos chicletes da época, "ping pong" e o "ploc"), tinha o álbum de figuras do campeonato brasileiro de futebol das copas do mundo. Era muito legal! á diretora da época era a Temível, porém muito respeitada, dona "Iracema".


  Minha primeira professora! á inesquecível, professora "Salete". Dizem que os meninos, tem o hábito de se apaixonar pela primeira professora, pois é a primeira mulher diferente de sua mãe, que eles se relacionam. Acredito que eu á amava na época.

  Uma coisa muito impressionante dessa escola, era á religiosidade! Boa parte de que conheço da bíblia devo á essa escola. Antes de entrarmos para á sala de aula, tínhamos que formar fila, em uma varanda que ficava ao fundo. Lembrando que estávamos em pleno governo militar, á tal ditadura. Nesse momento era um verdadeiro "culto á Deus". Eram cantados hinos maravilhosos e inesquecíveis! ( Uma voz me disse lá do Céu! Cante, cante, cante para mim! Se fiel até a morte e serei contigo até o fim, breve estarás ali no céu e terás uma coroa preparada para ti!) Esse era uma das preciosidades, que catávamos todos os dias.

  A nossa querida diretora, contava as historinhas da bíblia, com figuras, de uma forma muito dinâmica e pedagógica. Acredito que muitos saíram dali agraciados. Após essa liturgia, entravamos nas salas e ai começavam os estudos. Era muito pequena, mas a saudade é muito grande.

 
  Em 1982, se não me falha á memória, nossa escola trocara de nome, fora nominada de Escola Estadual "Pastor Daniel Berg" Hoje ali no bairro Jardim Clímax. No ano de 1982, termino o meu primário, como era chamado na época. Passo á estudar na escola "Antônia de Cândido Carmelo", antigo colégio Osvaldo Cruz, onde inicio o ginásio.


    Escrevo esse assunto, como forma de homenagear, essa escola, para que não caia no esquecimento! á todos os funcionários da quela escola, seus professores e professoras. Nossas merendeiras, aquela famosa, sopinha de letras, a paçoquinha, quase ninguém gostava, mas enfim! Junto  com leite de soja, com certeza, garantiram á nossa alimentação e sustento. A todos muito obrigado!










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode colaborar! Comentando as matérias e auxiliando com informações.Antes de comentar, avalie o seu comentário e post á vontade.