domingo, 24 de fevereiro de 2013

RENAN CALHEIROS! TÃO CULPADO, QUANTO SEUS PARES...

  VC TAMBÉM É CULPADO!

  Venho acompanhando esse episódio da história brasileira á algum tempo, um homem que responde um processo de corrupção e outros tantos a mais, assume a presidência do senado brasileiro. Até ai tudo bem, antes não iniciasse um movimento pelas redes sociais, onde levantaram assinaturas para pedirem a cassação do então senador da república.

 
 

  O título acima refere que Renan é tão culpado quanto seus pares. Se perceberam, foi colocado três pontos, o que realmente significa esses pontos? É que os pares, primeiramente são os colegas senadores, e em segundo eu e você! Espantado né? Pois é nós somos tão culpados quanto o senhor Renan Calheiros, acredite ou não somos também.

  Acredito que já vem paulada por ai. Alguém vai dizer mais quem é o Edvaldo para falar nisso! mas é mais ou menos assim. Primeiro, não sei exatamente do que o senhor senador é culpado, não foi condenado ainda. a nossa lei é clara, tem que ser condenado, transitado e julgado, ou seja, não tem mais para onde recorrer, esgotaram-se as chances de defesa. Errado isso? Não, é a tentativa de ser mais justo possível.

  Quem realmente são os senadores que o elegeram, como presidente da casa? Todos, 100% dos votos, unanimidade. Espera! Mas nem todos votaram nele, teve alguns que não votaram e também teve abstenção, como diz que todos votaram? O voto no senado é secreto, quando apoiamos o voto secreto, todo o resultado acaba de uma forma ou de outra beneficiando algo ou alguma coisa de errado, então são todos favoráveis ao sistema, portanto todos votaram em Renan.

  Quando digo que nós também somos culpados, refiro isso devido ao sistema democrático. O então senador não chegou lá sozinho, não foi por golpe militar, nem muito menos a força de uma arma e ou faca. Chegou pelo voto! A forma mais democrática de se chegar á algum cargo público. Nós o ajudamos a chegar lá. Mas espera! Eu não votei no Renan e nem voto onde ele é candidato. Então está bem, vejamos bem, acredito que você seja eleitor do Mato Grosso do Sul, certo? Então tá, olha, de uma ou outra, votou no Delcidio do amaral, No Moka e por tabela votou no atual suplente de senador o então Figueiró ( esse eu não conheço), mas é, infelizmente votamos neles. Baseado na lógica do voto secreto no senado, sei que alguns deles não irão admitir de forma alguma, que o elegeram como presidente do senado, mas votaram e apoiaram o sistema ai colocado.
 

  Caso o amigo ou amiga ainda não concorde, vamos lá! Votou na Dilma? Certo? Não votou? Que pena, talvez não seja tão culpado assim! Mas perdeu seu voto, pois não fez campanha para convencer que o seu ou sua candidato (a) era o melhor para o Brasil. Simplesmente foi lá e votou. Então o governo Dilma inicia um primeiro ano em que mais de 6 ministros foram demitidos ou pediram demissões, devido aos nomes estarem envolvidos em alguma denuncia envolvendo corrupção. Não fugindo do tema, o Senador em questão teve apoio desse governo, os nobres e então dependentes do governo, foram orientados, que o nosso nobre em questão era o melhor nome para o governo Dilma! Então eu pergunto, quem somos nós? Tão culpados quanto ao Renan, para obrigá-lo a sair, renunciar e ou que seus pares o convidem a sair do senado através de um processo de cassassão? O tema é mais polêmico do que imaginamos, para que tenhamos uma democracia, forte e duradoura, precisamos respeitar essa lógica e não acharmos, que através de redes sociais conseguiremos esse intento.

  Mudar a consciência politica de um povo, mudar a forma de campanha, sem campanhas caríssimas, onde só quem tem poder aquisitivo consegue chegar aos mais altos cargos políticos do País. Que realmente a participação popular seja mais presente e sem serem manipuladas por grupos e ou interesses de "gente grande", imprensa livre e desapegada ao dinheiro e que os mesmos não sobrevivam de marketing politico. Ai talvez não precisaremos sair por ai pegando assinaturas para derrubar alguém, que está supostamente envolvido em escândalos, o mesmo será derrubado no voto, na consciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode colaborar! Comentando as matérias e auxiliando com informações.Antes de comentar, avalie o seu comentário e post á vontade.