sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

CUBA E A BLOGUEIRA!

  Yoani sánches

   " Eu tinha a maior vontade de entender-me com os Estados Unidos. Até fui lá, falei, expliquei nossos objetivos. (...) Mas os bombardeios, por aviões americanos, de nossas fazendas açucareiras, das nossas cidades; as ameaças de invasão por tropas mercenárias e a ameaça de sanções econômicas constituem agressões à nossa soberania nacional, ao nosso povo”. Fidel Castro, a Louis Wiznitzer, enviado especial do GLOBO a Havana, em entrevista publicada em 24 de março de 1960.[44]"

   Inicio com a fala do então chefe de estado de Cuba Fidel Castro, hoje afastado do poder, onde o seu irmão continua no mandato. Uma ilha muito charmosa, conhecida mundialmente, fora colônia Americana, conseguiu sua pseudo liberdade as duras penas, no dia 20 de maio de 1902, ou seja ainda os Estados Unidos de forma indireta ainda mandava na ilha. Em 1956 deu-se inicio á uma batalha de dois anos, sendo então a revolução Cubana, comandada pelo então Fidel, ganhou a graça popular e em 1º de Janeiro de 1959 conseguiu derrubar o governo Cubano, transformando a colônia em em um País socialista, dando o inicio ao regime de Cuba.

  Uma ilha muito diferente das outras, uma saúde e expectativa de vida, para colocar muitos paises desenvolvidos no chinelo. Devido á um regime autoritário. Economia minguada, devido aos embargos econômicos promovidos pelas grandes nações. Com o avançar da idade, o herói Fidel perdeu forças e para manter o regime colocou seu irmão no poder.

  Hoje curiosamente um fato chama a atenção do povo cubano e brasileiro ao mesmo tempo, uma blogueira, começou a escrever o comportamento do povo em relação á esse regime, ganhou notoriedade nos últimos dias, sendo até convidada para vir ao Brasil para lançar um livro. Até ai, tudo bem, se não fosse uma manobra do governo cubano com alguns assessores do governo brasileiro, que combinaram uma forma de minar a passagem da blogueira no país. Um absurdo, mas foi o que aconteceu, algumas pessoas que curiosamente nem cubanas  eram, iniciaram um protesto á blohgueira no Brasil. Pegou muito mal e agora, ela se tornou uma celebridade, ganhou notoriedade em todo o pais e mundo afora! Apenas por criticar a forma exagerada de um regime cada vez mais arcaico no mundo todo.

  Como diz o ditado "um elefante incomoda muita gente... Dois elefantes incomoda... Já imaginaram esse lema para uma blogueira incomoda muita gente... duas blogueiras incomodam muito mais... Segue uma matéria do blog Reinaldo Azevedo.

 

Yoani Sánchez, blogueira cubana, lança livro no Brasil

Por Flávia Tavares, no Estadão:
Os cidadãos cubanos são como crianças. Precisam de autorização do “papá” para ir e vir”, diz, ao telefone, Yoani Sánchez. “Comportei-me mal porque conto como vivemos em Havana.” Para tentar tirar a autora do blog Generación Y do “castigo”, senadores brasileiros mobilizam-se para pressionar o governo de Cuba a liberar o visto de Yoani e permitir que ela venha ao Brasil em outubro, quando a Editora Contexto lançará seu livro De Cuba com Carinho.

O movimento começou a partir de conversas do historiador e editor Jaime Pinsky com a Embaixada de Cuba no Brasil para formalizar o convite à autora para o lançamento. Mas a blogueira já foi convidada a visitar outros países e as autoridades cubanas nunca a liberaram. O editor procurou, então, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), “que é do governo brasileiro e amigo do cubano”, para que ele intercedesse.

Em discurso no plenário na segunda-feira, Suplicy tratou do caso, usando o encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com Barack Obama na Assembleia-Geral da ONU como deixa. Confiante de que Lula pressionará o líder americano a rever o bloqueio econômico a Cuba, Suplicy acrescentou que um passo positivo nessa direção seria a liberação de vistos para os cidadãos entrarem e saírem do país. Cuba assinou, em 2008, o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, que garante o direito de livre circulação, até mesmo para o exterior. Mas Yoani já teve o visto negado três vezes só este ano. A permissão para a visita ao Brasil seria um sinal de que Cuba está disposta a praticar o que assina.

Sérgio Guerra (PSDB-PE) protocolou um pedido na embaixada de Cuba e Demóstenes Torres (DEM-GO) tenta aprovar hoje um convite formal do Senado brasileiro a Yoani, como forma de pressionar Havana. Até o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso teria manifestado sua intenção de intervir na diplomacia cubana. “Não tenho esperanças de viajar. Viajo virtualmente no blog”, resigna-se Yoani. “Mas é a primeira vez que políticos tentam me levar a um país e fico feliz que seja o Brasil.”
Por Reinaldo Azevedo

do

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode colaborar! Comentando as matérias e auxiliando com informações.Antes de comentar, avalie o seu comentário e post á vontade.