quinta-feira, 25 de outubro de 2012

METRORRAGIA! UM SOFRIMENTO


  Ontem fiquei muito surpreso, quando um Enfermeiro levantou em plena reunião de trabalho, para questionar a demora em cirurgias de hister ectomia (retirada do útero) pelo município.  A metrorragia (sangramento excessivo acompanhado com fortes dores) quantas mulheres assistimos nesse sofrimento! O útero que um dia foi "NINHO", para receber vidas, hoje um orgão que causa sofrimento! Dor, desconforto, humilhação, constrangimento e o pior, impotência. Muitas mulheres vivenciam esse dilema, não só em nosso município, mas no estado e no país. Até quando? Perguntou o pro fissional de saúde, assistiremos calados á esse "CAOS"! Com certeza um grande desafio a saúde pública.
  A saúde da mulher é um dos eixos do Ministério da saúde, causas principais desse acometimento são; miomas, miomatose, adenomiose e endometriose. Muito desconforto, dores e muitos anos na fila do "SUS", para acabar com isso, que muitas das vezes, só o procedimento círurgico é capaz de sanar o problema. 
  Enfrentar a situação é o melhor remédio! Desburocratizar o sistema para que cirurgiões ginecológicos, recebam pagamentos extras e suficientemente dignos, que tenham acessos aos centro-cirúrgicos específicos para as cirurgias ginecológicas. O que vemos no dia-dia é o desistimulo á essa profissão, cada dia que passa menos ginecologistas se formam, procurando outras especialidades mais rentáveis e menos complicada.
  Que as politicas de saúde, se transformem em solução para esse embate e não um pesadelo para os gestores públicos. desamarrar os "NÓS", se faz urgênte, para que não tenhamos epidemia, de transtornos ginecológicos em nosso município e estado. Assegurar os direitos de saúde de nossas mulheres com certeza é valorizar a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode colaborar! Comentando as matérias e auxiliando com informações.Antes de comentar, avalie o seu comentário e post á vontade.