quarta-feira, 20 de março de 2013

SANTA CASA DE DOURADOS, O QUE ACONTECEU?

  Hoje parei para pensar um pouco, nas coisas que ando ouvindo ultimamente e me surpreendi, com os solavancos da minha memória! A saúde hospitalar sempre foi e será um desafio para qualquer governante, seja ele na esfera federal, estadual e municipal. Há muitos anos atrás a sociedade douradense, digo de passagem a burguesia de dourados, reunidos tentaram com muito louvor, trazer para a cidade uma unidade hospitalar, que realmente atendesse as necessidades dos nossos conterrâneos.

  Embora a intenção fora muito boa, no decorrer dos anos, foi se perdendo a finalidade e o entusiasmo dos cidadãos de bem, da alta sociedade. Criaram então uma associação com diretoria e tudo, lá foram nossos heróis em busca de recursos, conseguiram uma área muito boa para a fundação da obra, dando inicio á um grande sonho! Dinheiro federal que segundo a lenda, desviou-se das funções originárias, talvez transformando-se em ondas radiofônicas. Um verdadeiro mistério até hoje.

    Enfim depois de muito tempo, a obra fora terminada. Mas como por em funcionamento? era considerado um grande " elefante branco". Criaram então uma fundação municipal para "inglês ver", mas enfim, deu-se inicio á um grande postão na época, atendendo apenas os interesses do poder! A associação vendo então que perdera o grande foco, a verdeira razão de ser, pediu gentilmente a sua saída, ficando apenas a fundação, que até hoje, existe somente para dar legalidade á  algumas ações do hospital.

  Como passe de mágica se tornou em hospital escola, sendo endereçado á UFGD na intenção de tirar o estigma de gande postão! Teríamos então o nosso hospital escola, o atendimento seria diferenciado, gerando uma grande expectativa na sociedade da grande Dourados. Com recursos oriundos do Ministério da Educação e partes do Ministério da saúde, do município e do governo do estado, certamente então e sem duvidas, a nossa região viveria um momento impar na historia hospitalar da nossa macro região.

  Infelizmente e com muito pesar, apenas serve e mal das pernas para atender o filé dos atendimentos hospitalares, exames laboratoriais e cirurgias de pequena "monta". Ontem uma grande autoridade do município me confidenciou, que a nossa Santa casa, que pelo menos era para ser, não consegue nem consertar aparelhos que teimam em estragar, recentemente perderam-se muitas roupas hospitalares, por causa de um estrago enorme na lavanderia.

  A avaliação dessa unidade é precária, auditoria de serviços deixa a desejar. O plano operativo que avalia a quantidade de procedimentos está aquém, dos recursos que são alocados para esse serviço. Há uma blindagem muito forte por cima disso tudo. Cirurgias eletivas gatinham, quase nem saem do lugar, filas in termináveis, usuários sem respostas, simples mente ligam e cancelam os atendimentos, sendo as justifica tivas, aparelho quebrado, sem previsões de concerto! Absurdo, com certeza passa do ridículo. Eu quero a Santa casa de volta, antes que á UFGD, como muitos hospitais universitários pelo país inteiro, estão terceirizando o serviço.

  O governo federal já criou uma ONG, para tentar salvar as ad ministrações desses hospitais, que se auto-declararam incompetentes para tal gestão hospitalar, algumas fechando serviços e diminuindo a cada dia os procedimentos realizados pelas suas unidades, dificultando a cada dia a vida do brasileiro! Hoje em Dourados existe uma fila enorme de mulheres que necessitam urgentemente de cirurgias ginecológicas, á espera de um milagre, como aquela da história bíblica em que Jesus, estancou a hemorragia daquela que sofria por muitos anos. como sabemos que isso não é muito fácil, as mesmas aguardam ansiosamente pelo poder público para aliviarem seus sofrimentos.


  O governador em sua ultima visita á cidade, diz que por renda per-capita, investe mais em Dourados que na capital, tenho as minhas duvidas, mas como foi o "homi!, quem falou! manda quem pode e obedece quem tem juízo! Eu quero a "Santa Casa de volta já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode colaborar! Comentando as matérias e auxiliando com informações.Antes de comentar, avalie o seu comentário e post á vontade.