segunda-feira, 12 de novembro de 2012

ROLETA RUSSA DO AMOR!


 O título é novo, bom pelo menos eu nunca tinha ouvido falar! Há aproximadamente um mês estava fazendo uma palestra sobre DSTs e AIDS, incluindo gravidez na adolescência, do nada me veio esse termo a minha mente. Conhecedor dos problemas da saúde pública, relacionados as doenças sexualmente transmíssiveis, suas consequências na vida das pessoas e do seu (sua), parceiros(as), bem como o estigma dessas doenças e o grande problema é o preconceito! Infelizmente as pessoas por mais que são informadas e ou conscientizadas, não dão o devido valor.
  Falar sobre o assunto á jovens e adolescentes, sempre é temeroso! Devia ser função dos pais, mas sendo pai de adolescente, sei na carne que não é fácil. Montei uma palestra diferente, mostrando quais doenças são mais prevalentes, seus sintomas e gravidade da infecção. Para deixar bem claro coloquei várias gravuras, fotos horríveis, que todos ignoram, pensam não existir tais lesões; Choca um pouco, mas é com certeza bastante produtivo.
 

  A tal "roleta russa do amor", foi uma fala, de um momento da palestra, onde tentava deixar o mais claro possível os riscos de se contaminar, fazendo "AMOR",  sem proteção é claro! Cada vez que se faz sexo sem preservativo é como se o homem e a mulher estivessem participando de uma insanidade, chamada "ROLETA- RUSSA", que é nada mais nada menos, de colocar uma bala apenas no tambor de um revolver, que segundo á lei da física, essa bala toda vez que se gira o tambor, ela devido ao peso e lei da gravidade, a mesma fica abaixo no tambor. Teoricamente, chance zero de disparar, pois o gatilho ficaria livre, não sendo  possível o disparo! Mas que na verdade, isso não acontece em 100% dos casos.
  Como enfermeiro já atendi um jovem, que juntamente com um grupo de amigos, brincava de roleta-russa em sua casa, conclusão deu entrada no hospital com uma bala alojada no crânio, que algum tempo depois veio a falecer, uma brincadeira irresponsável! Que tira a vida e expõe um grupo de pessoas que gostam de emoções fortes.
  No sexo não é diferente! Toda vez que se tem ralação desprotegida nada mais é do que uma roleta russa do amor, uma hora a bala não desce e engatilha o sistema, que com certeza irá infectá-lo (a) e mudar sua história para sempre! Não quero entrar aqui no mérito religioso e nem filosófico, apenas como profissional que se depara as vezes com vitimas dessa brincadeira.
  Deus inventou o sexo seguro! E o chamou de casamento!  A igreja Católica é uma das mais fervorosas nesse assunto. Todo o cuidado é pouco, depois? Dependendo da doença, dor, angustia e sofrimento. Então na hora do amor se proteja. 

Um video muito interessante do comportamento humano!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode colaborar! Comentando as matérias e auxiliando com informações.Antes de comentar, avalie o seu comentário e post á vontade.