segunda-feira, 29 de julho de 2013

LÍDER COMUNITÁRIO OU MERCENÁRIO POLITICO?



  Os líderes comunitários são pessoas altruístas e desprendida de apego e de muito tempo para sua comunidade! Lutam todos os dias por interesses em comum, sejam eles nos bairros, nas igrejas, no trabalho, enfim em todo o convívio social, lá estão eles. São pessoas importantes, quase que anonimamente todos os dias fazem a diferença na sociedade, Sempre estão a frente das batalhas sejam elas quais forem. Como identificá-los? Onde tem muitas pessoas, geralmente são aqueles que falam mais, agem em toda situação de conflito, apaziguam e aconselham. Essas qualidades podem até passarem desapercebidas, se você não tiver um "faro político", mas, como assim faro político? Ou seja intenção política, querer tirar vantagem ou proveito dessa liderança e ou do conhecimento que ela possui com os seus liderados, que sempre acaba em votos nas urnas! Agora é que eu não estou entendendo nada! Quer dizer que essas pessoas são manipuladas eleitoralmente? Nem todos(as). Mas uma boa parte sim! Em todas as esferas de liderança há uma compra e uma comercialização do prestigio desse líder, quanto maior o nível do líder maior o valor.

  Em ano eleitoral essas pessoas são procuradas diuturnamente, assediadas para apoiarem os caciques políticos, esses que aparecem de quatro em quatro anos, melhor dizendo de dois em dois anos, toda eleição estão lá, prontos para formarem um exército de líderes, pior, pagam caro por isso, ou seja quem tem mais, leva mais, isso se transforma em votos. Esses nobres não sabem o seu devido valor e acabam fazendo esse jogo por mixaria, apresentam seus conhecidos (amigos), avalizam promessas que jamais serão cumpridas e deixam sua comunidade a mercê de aproveitadores, que chamamos de candidatos "copa do mundo", depois do leite derramado choram e esperneiam, não adiantando muita coisa.

  Hoje um sistema de líderes são muito utilizados até em igreja, montam "células", para fazerem um corpo! O líder geralmente os levam ao cabeça, que seria "Cristo", isso na teoria, pois na prática em alguns casos são meramente números que são vendidos de dois em dois anos, nas campanhas eleitorais. Os presidentes de bairros, não ganham nada para exercerem tal trabalho, mas uma grande parte se prostituem com mandatários políticos, dizendo se como líderes, porem na verdade são mercadores de pessoas, que as chamam de eleitores! Quem dá mais, leva! Alguns sendo traídos se angustiam, ficam irados e até prometem mudar de vida, não querendo mais saber de política, mas parece que está no sangue, que como uma droga há sempre a necessidade de mais, para satisfazer sua necessidade psicológica, um viciado em campanhas eleitorais, não consegue ficar nenhuma de fora. Isso com certeza favorece a compra de votos, que vão desde uma dentadura, uma receita, pagamento de água e luz, e a famosa gasolina, que está derrubando muitos vereadores na capital, que aqui na nossa cidade se for pegar, pega muitooos! Será que o caminho para acabar com essa prostituição, seria de remunerar esse líder e acabar com sua dependência psíquica de dindin em cada eleição, ou até mesmo internação compulsória para inibir a compra de votos e assim realmente democratizar o processo eleitoral? Se não tem quem vende, não tem quem compra! Os "BAMBAMBAM" da política que são os grandes empresários, latifundiários não são conhecidos pela "massa", necessitam desses guias turísticos para passearem com desenvoltura nas ruas e ruelas das grandes cidades e até mesmos nos becos das cidades pequenas, sendo apresentados inicia-se as barganhas, curioso que isso acontece em todas as esferas da sociedade, incluindo na "alta", é na alta mesmo! É claro que os interesses são muito maiores, coloca maiores nisso! Então quer dizer que o problema é mais sério do que imaginamos? Sim com toda a certeza, não existe solução simples para problemas complexos, arrumar a casa não é apenas com leis e regras rígidas no processo eleitoral, passa também por uma educação política e de uma cultura elevada do seu povo. Mudar é preciso! Manter-se inertes aos problemas sociais é burrice, O líder tem que ser líder e não mercenário. Viva o verdadeiro líder comunitário.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode colaborar! Comentando as matérias e auxiliando com informações.Antes de comentar, avalie o seu comentário e post á vontade.