domingo, 16 de junho de 2013

DE QUEM É O BRASIL? SE ELE FOI INVADIDO!

 
  Essa semana tomei conhecimento dessa fala, de um líder indígena onde questiona a legalidade do branco em nosso país, onde as terras foram loteadas entre os amigos do rei! Se tua família não possui fazendas e nem grandes propriedades, pode ter certeza, seus ancestrais não foram "amigos do rei".

  Não quero polemizar! Mas a verdade tem que ser dita. O Brasil não foi descoberto, foi invadido. Os primeiros moradores eram os índios, isso ninguém contesta. Os portugueses, holandeses e outros desbravadores lutaram muito para conseguirem atestar como propriedades suas o nosso país. Onde Portugal saiu vitorioso nesse quesito.

  Hoje lutam por espaço, que a cada dia que passa diminuem, extinguindo um povo! Pode dizer o que quiser, massacrar e fazer leis para delimitá-los, mas a verdade é que as terras são deles por herança. Há mais e a produção agrícola? De onde sai o alimento? E outras questões, que são levantadas sempre que se fala sempre quando o assunto é o índio! O povo brasileiro tem um divida com esses irmãos, deixá-los a mercê e a as margens da sociedade, colocando-os como o vilão da história, não resolveremos o problema, cada coisa no seu lugar! O produtor sério (que não dá calote no banco e nem no comércio e que não escraviza mão de obra, que não possui latifúndios e que comprou suas terras com dinheiro de verdade, que não tem sangue de ninguém em suas terras, que não adiantaram as suas cercas na calda da noite para dentro de outras áreas e que não herdou de ancestrais, que eram "AMIGOS DO REI"). acredito que sobrou pouca gente séria, que possa tentar frear e tirar o direito do índio e do trabalhador rural.

  O Brasil é "nosso", respeito e compreensão se faz urgente! Não quero terra! Não tenho perfil para a agricultura e muito menos ser um homem do campo! Mas o índio, pela sua cultura precisa de espaço e de respeito! Desmatar o Brasil como se tem feito nesses últimos anos, foi o maior crime contra a humanidade, nosso país não tem a função de matar a fome do mundo! Precisamos de uma política de sustento e de lucros não exacerbados, cultura diversificada e controlada pelo governo, respeitando todos os limites e diversidade do nosso ecossistema! Há 14 anos atrás, fiz uma viagem ao norte do Mato Grosso e fiquei maravilhado com a natureza, nesse ano me assustei, quando passei pelo mesmo caminho, destruíram tudo! Desmataram, primeiro pela ganância de venderem as madeiras de lei, segundo para criar gado, terceiro para o cultivo de soja e hoje a cana tem tomado conta de tudo! Ai eu pergunto, de quem é o Brasil? Se o mesmo foi invadido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode colaborar! Comentando as matérias e auxiliando com informações.Antes de comentar, avalie o seu comentário e post á vontade.