domingo, 19 de agosto de 2012

VOCÊ VOTA EM UM CANDIDATO, MAS QUEM SE ELEGE É OUTRO!

 
 É bom que todos tenham entendimento de como e por que isso acontece, falar de coligações e legenda não é muito fácil! Mas vamos tentar passar essa idéia. o objetivo é esclarecer o eleitor de como funciona o "JOGO", é o jogo mesmo, pois os grandes estrategistas, analizam muito bem o tabuleiro, antes de formar as coligações se avalia quem são os candidatos, qual o potencial eleitoral de cada um, sua performace e estrutura para a campanha, ou se tem padrinhos $$$! As vezes eu ouço algumas pessoas dizerem; Não voto em determinado candidato nunca! Mas ao votar em outro candidato ele acaba votando e as vezes até elegendo aquela pessoa em que nunca votaria. Isso acontece devido á coligação, legenda é uma forma de somar votos e alcançar o tal coeficiente eleitoral, entender sobre legenda e coligação antes de votar é de suma importância.
  Legenda nada mais é do que a quantidade de votos necessários, para que um partido e ou uma coligação consiga eleger vereadores, como então se calcula os votos de legenda? Simplesmente divide-se os votos válidos computados no dia da apuração, pelo número de cadeiras. Dourados possui 19 cadeiras para a câmara de vereadores, dependendo do tanto de votos apurados, sairá o total de votos que serão distribuídos por legenda, se votarem 140 mil eleitores, divide 140/19=7.368, então a coligação necessita desses 7.368 para alcançar uma cadeira, parece fácil, mas muitos partidos e ou coligação não atingirão essa quantidade de votos, dando sobras para outras coligações mais fortes. por isso você deve avaliar quem são os candidatos que estão na coligação ou partido em que seu candidato se encontra, se possuem votos o suficiente.
  Coligação nada mais é do que um selecionado de candidatos, juntam dois partidos ou mais, fazem uma seleção de seus melhores candidatos até alcançarem a quantidade de o dobro de cadeiras em disputa, no nosso caso são de 19 cadeiras, portanto a coligação é composta de 38 candidatos, sendo obrigatório 30% de mulheres! Então amigo eleitor ao votar no seu candidato, analise quem são os outros postulantes para o cargo, se acaso não se identifica com os candidatos da coligação, não vote em seu candidato pois o seu voto poderá com certeza eleger aquele ou aquela que não gostaria de vê-lo eleito. Um exemplo clássico disso é a politica é feita de segmentos, ou seja cada um defende o seu segmento, você vota em um candidato que defende o comércio e elege um que luta pelo agro negócio, seu voto serviu para isso! também pode acontecer quanto a ideologia religiosa e outros pensadores.
  outra situação que se faz necessário analisar é de qual grupo politico seu candidato pertence, á quem realmente ele irá defender, quem financiou sua campanha? Quem empunhou sua bandeira? Enfim deve obrigação á quem? Assisto de camarote várias situações, não menciono, por questões éticas, chega ser hilário, saber que a pessoa odeia determinados candidatos, mas que acaba o elegendo por tabela de voto de coligação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode colaborar! Comentando as matérias e auxiliando com informações.Antes de comentar, avalie o seu comentário e post á vontade.