terça-feira, 10 de setembro de 2013

OS ESCRIBAS DO MAL!!!



  Os escribas são pessoas como a gente, pensam, raciocinam, elaboram seus pensamentos e raciocínios e simplesmente sintetizam em forma de palavras, que dão formas as frases que por sua vez se tornam textos. Os diferentes tipos de escribas veremos a seguir;
  O escriba ou escrivão era aquele que na Antiguidade dominava a escrita e a usava para, a mando do regente, redigir as normas do povo daquela região ou de uma determinada religião. Também podia exercer as funções de contador, secretário, copista e arquivista.

O Escriba do Antigo Egito, ou sesh,1 era uma pessoa educada nas artes da escrita (usando tanto escritas hieróglifas e hieráticas, e da segunda metade do primeiro milenio AC a escrita Demotica foi usada também) e dena (aritmetica).2 3 Filhos de escribas eram educados na mesma tradição escriba, enviados à escola e ao entrarem ao serviço civil, herdaram as posições de seus pais.

Escribas também eram considerados parte da corte real e não eram obrigados a pagar taxas ou se juntar às forças armadas. A profissão do escriba possuía profissões similares, como os pintores e artesãos que faziam decorações e outras relíquias com pinturas e textos hieróglifos. Um escriba era eximido do trabalho manual pesado exigido às baixas classes. (Wikipédia).

  Com essa introdução, apenas quero que entendam quem são essas pessoas dentro de um contexto histórico. Hoje falamos em mídia e multimídia, jornais impressos, rádios e internetes e tantas outras formas de meios de comunicação. Antes como vimos anteriormente serviam aos reis e imperadores. Verdadeiros artistas das palavras, poetas, românticos, músicos, drama túrgicos e tantas outras artes ligadas aos escribas. E hoje no mundo moderno, como descreveríamos? Não mudou muito! apenas mudaram os nomes, continuam atendendo o interesse dos Reis (presidente, governadores, prefeitos e até vereadores), alguns criaram outras formas de comunicação, dando vida ao mundo esportivo, outros retratam a violência e o cotidiano dos seres humanos. Mas o que chama a atenção é subserviência aos seus patrões! Escrevem aquilo que pagam para se escrever, exaltam o que o dinheiro compra, ou seja quase tudo que você lê, ouve ou assiste, passa pelo crivo, dos diretores de jornais, rádios e televisão.

  O poder sem a mídia, sem o controle dos meios de comunicação é frágil e abstrato! Como manipulam as informações! alguns anos atrás, acompanhei um telejornal local que todos os dias, tratava do dia a dia da cidade, dos problemas e das dificuldades encontradas pelo povo, saúde, educação, asfalto, água e outros serviços prestados pela administração municipal. a população tinha um canal aberto, ligavam e literalmente "metiam a boca no trombone", inocente que era, assistia todos os dias, porém um belo dia o telefone começou a dar defeito e acabaram com aquele canal, nem pensei que podia ser uma jogada! Nunca mais foi oportunizado ao povo aquele tipo de reclamação. A administração melhorou 100%, não tinha mais dificuldades, nada ou quase nada a respeito dos problemas da sociedade se falava naquele programa! Anos mais tarde ao se relacionar com um desses jovens que tanto falam como escreve bonito, de como ele caminhava pelas pedras desse que é chamado de o "quarto poder", como ele mudou um fato relacionado a minha pessoa em poucos minutos, o que era verdade se tornou em outro tipo de verdade! Como? Simplesmente, ameaçando não pagar a fatura de todos os escribas que serviam ao rei! Gente grande é tão inocente! Passei então a entender esse jogo da vida e de como as pessoas são enganadas o tempo todo! Um absurdo.

  Alguns desses artistas da escrita e da mídia televisiva, se escondem atrás de uma pseudo-verdade, acabam se alinhando com aquilo que pregam contra, os da política, cobram para não falar mal, como também recebem benesses para não falar mal. Participam efetivamente do mundo do crime, para conheceram como funcionam as coisas. Criam heróis todos os dias e transformam vilões em heróis por conveniência, financeira é claro! Da noite para o dia, grandes empresários se tornam pessoas influentes no mundo da política, através das portas abertas desses canais de comunicação. Todos são assim? Difícil de responder, mas dou uma dica. Imprensa subordinada recebem dinheiro do governo, propaganda institucional, tanto do estado do município e das câmaras de vereadores, algemam e colocam em duvida a credibilidade do jornalismo e do jornalista. Infelizmente 99% dos meios de comunicação vivem desse tipo de renda, ou seja submissos ao poder público, como toda vida ser4viram aos reis, servem aos mandatários de hoje! Pagou, sua cidade não tem problemas, sem dindim o seu mandato pode com certeza enfrentar o pior inferno astral da sua vida.

  Acreditar em quem e no que? O único conselho que dou é; Leu, ouviu e viu! Primeiro duvide (será que é isso mesmo?), segundo critique ( como pode ser isso?), em terceiro pesquise e procure ouvir o outro lado. Toda informação tem duas caras! Duas verdades e que você com discernimento, poderá com certeza tomar lado na situação colocada. Esse mês me surpreendi e comecei a me perguntar; Um jornalista que não possui alto salário e nem é dono de jornal, rádio e ou televisão em férias curtindo um padrão de vida que não condiz com sua renda, sabendo que o mesmo é costumeiro em extorquir a classe política. Será que as suas frase envenenaram tanto alguém ou um determinado grupo, a tal ponto de lhe oferecerem umas férias para esfriar a cabeça? Que as letras, frases e textos não iludam as pessoas e nem levem a mentira ao povo! Que sirvam de instrumentos para o conhecimento, que levem a verdade doa a quem doer! Aos escribas do mal, que se convertam e não produzam sangue em suas escritas, suas falas e em seus gestos televisivos. Levem o amor e a verdade, produzam sementes do bem e transformem o nosso país e o nosso município de Dourados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode colaborar! Comentando as matérias e auxiliando com informações.Antes de comentar, avalie o seu comentário e post á vontade.