domingo, 23 de março de 2014

EVANGELHO SEM CRUZ!!



   Essa semana, a frase que mais entoou em minha mente foi; "Pedro, apascenta minhas ovelhas". (Pedro é o tipo de pastor que precisou passar pelo crivo da avaliação divina para que, depois de aprovado, pudesse apascentar o rebanho (a igreja) de Jesus. Talvez a pergunta mais difícil que, em toda a sua vida, precisou responder foi a respeito de suas convicções sobre o amor de Jesus: Amas-me? Por três vezes Jesus fez a mesma pergunta e por três vezes Pedro respondeu: "senhor, tu sabes que te amo", João 21:15-17.) Advanir Alves Ferreira (pastor da IPRB. Essa passagem bíblica é muito impactante na vida cristã, pois a partir dela, estava se difundindo o "cristianismo". Pedro assume a ponta da igreja e por ela e por ele, foi capaz de morrer, morte de cruz! Confesso que tenho medo, me pergunto todas as vezes que ouço essa voz; Sou capaz de deixar tudo em amor a Cristo? Nesses mais de dois mil anos de evangelho, aconteceram muitas transformações, foram descobertas históricas de pragmatismo religioso, que mudaram muitos conceitos e ideologias. Jesus não veio fundar religião! Trouxe as boas novas, tirando as algemas das mãos das pessoas oprimidas, pelo poder terreno, libertando a alma e o ser humano, da sua maior condenação que era o "inferno". Não tínhamos esperança.

   Então somos livres? Sim, somos livres, desde que não nos aprisionemos em nenhuma seita e ou religião! Mahatma Gandhi disse; "Gosto do seu Cristo, mas não gosto dos seus cristãos, são tão diferentes do seu Cristo". Essa fala pode mudar muita coisa na vida espiritual, dos então religiosos, que Jesus pregou contra! Hoje falam tanto de curas, prosperidade, pior é que funciona! Templos cheios de mercadores distribuindo magia. Igrejas mais se parecendo como, clinicas de apoio psicológico, do que um lugar de oração e encontro com Deus. A prosperidade, merecia até um livro de tão difundida nos dias atuais, chegam ao absurdo de pregá-la como algo mais importante do que Cristo! A cura, então é algo digno de Shows e de muita fantasia, enchendo templos e peregrinações. As mentiras, que inventam todos os dias, desviando o "homem" de Deus, Jesus sempre em segundo plano. A própria bíblia diz; Jesus é o caminho a verdade e a vida, ninguém (nínguém, mesmo) vem ao pai se não for por mim! (João; 14; 4-6). Somente esse texto, já seria o suficiente, mas, inventaram tantos outros, que levam ao pai, mas que pai? Santos e santas é o que não faltam.

   Levar o evangelho sem sofrer e ou mostrar que houve crucificação, é uma farsa, não condizendo com a realidade. Conheci um pastor, que se chamava Juvenal, da igreja Missionária, em Dourados. Ele pregava todos os dias sobre salvação, não se cansava de falar de um Jesus, que morreu na cruz para salvar a humanidade. Tudo era em torno disso! Salvação era o carro chefe da igreja. Mostrava um Cristo que embora tivesse sido crucificado, estava vivo e que não cobrava nada pela salvação e pela remissão dos pecados. Um Cristo que ensinava como segui-lo e não ser diferente, como na fala de Mahatma Gandhi. Hoje os hinos que levam o povo ao louvor, são caros e fabulosos, muito parecidos com os shows mundanos, pior que, com cachê as vezes até mais altos! Mercadores da minha palavra, acredito que assim diria Jesus, nos dias de hoje. Pregam cura e usam o dinheiro dos fiéis para seus convênios médicos, pregam prosperidade e não levam um cesta básica para os necessitados, não visitam os órfãos e as viúvas nas suas atribulações, sendo essa a religião pura e imaculada para com Deus! Não estou pronto ainda! Falta ainda algo que marque minha vida, um líder que faça-me deixar as redes e ser um pescador de homens! que durma ao relento e que saiba dividir os pães e os peixes, mesmo sendo pouco! Quero passar as trovoadas em um barco pequeno, mesmo as vezes ele dormindo, por que sei, que ele fala com os ventos e os obedece! Caminhar sem levar roupas e alforjes, sem esperar recompensa e ser reconhecido por homens, viver o "Cristo" com cruz, um evangelho que não me envergonhe e muito menos me confunda! Que não tenha reuniões com seus maiorais, inventando normas e rotinas e até mesmo canonizando pessoas, ai quem sabe assim, poderemos ter um evangelho com a cruz e com Jesus Cristo.

   

3 comentários:

  1. Cristo aperfeiçoou os ensinamentos do Antigo Testamento, e abriu para nós o reino dos céus, o Paraíso ( Lc 23, 43). A noção de morte no Antigo Testamento é outra que a proposta pelos cristãos.
    A evolução no conceito da vida após à morte é percebida claramente no texto de Macabeus (II Mac 15, 7-17). O problema é que os protestantes não têm esse livro em suas bíblias, pois consideraram que eles não pertenciam à Bíblia judáica primitiva. Cada um com uma fundamentação, é fato que existem mistérios, e enquanto questionamos os mistérios perdemos tempo e inventamos desculpas p/ não seguir, participar ou mudar a realidade da nossa vida!

    ResponderExcluir
  2. "(...) Não estou pronto ainda! Falta ainda algo que marque minha vida, um líder que faça-me (...)" Falta sim, falta vc ser a mudança e o testemunho vivo do amor de Deus que procuras, falta vc assumir o seu chamado e provar desse amor de Deus p/ testemunhar com fé as Suas obras. Lembre-se: Você tem um chamado! Você é importante para a obra de Deus e Ele quer te usar como um instrumento... um verdadeiro canal de bênçãos! Jamais esqueça que vidas podem ser renovadas, transformadas, através de uma atitude sua. Peça a direção de Deus e deixe Ele te usar. Condições não vão faltar... pois é o Senhor quem capacita!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos comentários! são muito importantes! Sei que é um tema difícil de abordar.

    ResponderExcluir

Você pode colaborar! Comentando as matérias e auxiliando com informações.Antes de comentar, avalie o seu comentário e post á vontade.