sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

LÁ VEM O MEU PAI!!!

GERALDO MOREIRA
MARIA JOSÉ DE MELO MOREIRA


  Lá vem o meu pai, nada mais é do que um percurso realizado quase todos os domingos, feito pelo meu verdadeiro "HERÓI". Em uma manhã de Janeiro de 2014, sentado em frente da minha casa, olhando para o alto da rua palmeiras, vinha descendo um homem, que avistei e reconheci ao longe, ser meu pai! Passos lentos, quase parando, uma "cifose"(A cifose, vulgarmente chamada de corcundez), devido os seus 78 anos, foi trabalhador braçal, em serrarias, cortou madeiras, construção civil e o seu último emprego foi ser vendedor em loja de eletrodomésticos. Trabalhou 35 anos, contribuiu com o tal de INSS e por fim com as mudanças da moeda, hoje recebe salário mínimo! Como gosto de dizer e espero ter herdado pelo menos a sua saúde! Já que dinheiro e propriedades não tem. O velho não toma nenhuma "cibalena". após essa aposentadoria, foi trabalhar como camelô, vendendo mercadorias do Paraguai e alguns anos foi contribuir com a natureza, como ele mesmo mencionava, sendo coletor de material reciclável. Em uma de suas andanças pela cidade recolhendo esse material "valiosíssimo", uma senhora, não sei se por inocência ou por ironia, parou e ofereceu umas moedinhas (30 centavos), ele prontamente respondeu; Estou trabalhando, não preciso de ajuda financeira! Após essa experiência, foi dirigir a AGECOLD, como um dos fundadores da mesma, sendo seu presidente, palestrou em universidades sobre a importância da coleta de materiais recicláveis para o meio ambiente e para a vida das pessoas.

  Lá vem o meu pai! A cada passo que ele descia a apaixonante rua palmeiras, me lembrava da minha infância, dele chegando em casa, quando vinha do serviço com sua "magrela", ao chegar tentava nos enganar, perguntando pra nós; Seu pai está? Como era escuro, as vezes nos enganávamos, correndo em direção a outro homem, quando virava a antiga W 1, Hoje rua João Carneiro Alves. Suas mãos calejadas, seu abraço forte nos amparava e confortava e as vezes nos metia muito medo, é! a gente apanhava também, isso fazia parte de uma boa educação! Um homem que sempre nos direcionava. Uma coisa tenho muito orgulho dele! Não foi covarde! Não fugiu das responsabilidades de ser pai, como muitos faziam e ainda o fazem. Criou 9 filhos, com muita dificuldade porém nunca titubeou, como diz o ditado, um pai cria 10 filhos e 10 filhos não cuida de um pai! Claro e evidente que por trás de tudo isso, tinha que ter uma guerreira! Minha mãe, mulher forte e "submissa", não tola e muito sábia, ajudou  muito em nossa educação. dividindo o que era pouco pra muitos. Lembro como hoje, na hora de fazer o almoço, como dividia a mistura, os bolinhos da "tarde", aquele café e até cevada tomávamos em épocas de crise (o cafezinho ruim!), as Carnes moída, que íamos no açougue comprar, pra colocar na polenta, mais era mesmo pra engrossar o caldo! Éramos felizes. Em sua descida, analisava cada passo desse meu herói! Hoje lento, curvado, com rugas e cabelos brancos, mas uma inteligência fora do comum! Sua sabedoria e a perspicácia da minha mãe nos ensinou muito. Obrigado Deus, pelos meus pais.

Um comentário:

  1. Vô que amo muito, fez e faz papel de pai em minha vida!!!pessoa sábia, de valores incalculáveis! !!!!!! Te amo vô! !!

    ResponderExcluir

Você pode colaborar! Comentando as matérias e auxiliando com informações.Antes de comentar, avalie o seu comentário e post á vontade.