quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

EU A MINHA SOMBRINHA E UM BOM PEDAÇO DE LONA!


foto Cido Costa (Dourados agora)

  Depois de um boa chuva, nada melhor do que fazer alguns comentários, sobre os últimos acontecimentos em Dourados. O sol tem judiado muito do povo douradense nesses dias de verão, incluindo o sol escaldante que insiste em bater a cabeça dos governantes. Sem trégua e com pouca chuva, devido a um fenômeno da natureza, não foi nada fácil esse mês de Janeiro e meados de fevereiro, começando o ano mais "cedo", pelo menos na questão política, pois muita gente ainda gostaria de curtir as praias, não ligando muito pra "boataria', deixando o povo esperando por noticias fresquinhas, até mesmo para valorizar o passe. Enquanto o sol promete ser forte, nada melhor do que se agarrar a uma "sombrinha", embora muitos marmanjos querem mesmo é mamar, no bom sentido é claro.

  A sombrinha sempre é bem vinda, ainda mais se for em arvore frondosa e ou em uma varanda, com um delicioso tereré, principalmente para os menos abastados! Outros já se deliciam com uma boa cervejinha, uísques. A conversa é sempre das boas. Quer ver aquela sombra de luxuosos gabinetes com ar-condicionado, essas sim muitos adoram e não perdem o tempo, correndo atrás de conversas e mais conversas, tudo pra ver se definem a vida do "povo", acreditem se quiser! Quanto a lona? Principalmente no sentido literal, essa sim o povo entende, vive sempre na lona, esperando um pouquinho de "sombra" (benesses), promessas eleitoreiras, que sempre são as mesmas, mas que não tira ninguém da "lona", no sentido literal da coisa! Um ex-patrão, isso na minha juventude, sempre me dizia; "Edvaldo, vc tem que ficar onde tem sombra, uma arvore grande, pra te proteger e te dar vantagens". Entendem agora da onde vem a sombrinha? A lona, já não é um apetrecho muito útil, mas utilizável, principalmente em obras e pinturas. Ultimamente tem sido muito utilizadas em Dourados, para construirem "barracos", onde o sonho de morar dignamente é uma luta diária e muitos demoram anos e anos pra conseguir tal casa! Embora apareça alguns funcionários que teimam em vender esse direito! Enquanto aguarda, a lona é o caminho! Minha lona minha vida, é um bom slogan, para os que realmente queiram sair da especulação imobiliária da cidade que mais cresce no Mato Grosso do Sul.

     A Sombrinha foi uma forma pacifica de mostrar ao poder público que não dá mais! Esperar tanto pra ter uma casinha que não cabe ninguém, tudo muito apertadinho, pior é que ainda tem que pagar, mas faz parte. Agora, soltarem rojão quando essas casas conseguem sair do papel, como se fosse a oitava maravilha, ai já é demais", pior que o povo também pensam assim, é mole? Confesso uma coisa, eu também iria pra rua, com uma sombrinha e um bom pedaço de lona, afinal, não é todo dia que o povo consegue chamar  atenção do poder público. Espero que consigam seus intuitos! Dourados começa a ter o problema de cidade com "cara de capital", metrópole é assim mesmo, mais oportunidades de emprego, maior circulação de dinheiro, universidades, usinas, comércio forte, enfim, uma série de expectativas, que não são encontradas em muitos municípios.  A densidade demográfica aumenta rapidamente, mas os "governantes" dormem, cedem os espaços as empresas, as beneficiam com impostos, as vezes até terras e até infra estrutura. Diferente de antes, que grandes empresas davam casas aos seus funcionários, creches aos seus filhos e até mesmo saúde (convênios). Mas, hoje tudo é o governo que tem que resolver, pois os impostos são altíssimos! então, chupa essa manga, ou de uma ré, tornando a cidade em rincão, sem perspectivas de melhora! Ou pagar o preço de ser cidade grande e com problemas de cidade grande.

  Planejar o crescimento é extremamente necessário! O plano diretor foi feito pra isso, dele se tira como quer o crescimento da cidade! Certa vez foi perguntado a um ex-prefeito, quando ocupava o cargo; Porque não investimos em indústrias pra aumentar a oferta de emprego? O mesmo com a sua falsa paciência e inteligência disse; Não quero trazer pra cidade pessoas de fora, sem moradia e condições de sobreviverem com qualidade ( em outras palavras, pobres vindo de todos os cantos do país, sem moradias e empregos), esses esperariam muito do "prefeito". Vamos investir em universidades, é isso que quero pra cidade, pessoas cultas e com muito dinheiro! O tempo passou, a cana chegou, com investimentos do governo federal e incentivos, tanto estadual como municipal, não deu outra, indústrias e mais indústrias e uma grande expectativa de emprego, gerando um crescimento populacional desorganizado, que vão necessitar de mais saúde, mais escolas, mais moradias, mais empregos e acima de tudo, mais sombrinhas e muitas lonas. Até que pelo menos venha um prefeito e com uma irresponsabilidade sem precedentes, faça doações de terrenos, pensando em resolver o problema, dando inicio as "favelas', que em pouco tempo, surgirão os chefões, que comandarão todo esse complexo, transformando-os em um quarto poder, deixando pessoas reféns e toda a sociedade no aguardo da solução, que quem sabe um dia, surja um governador e recrie a UPP (unidade de policia pacificadora). Estou exagerando? Então fica ai! Pensa o que? Cidade grande, problemas grandes. Enquanto isso, não muito longe, alguns que poderiam ajudar, ficam em suas "sombrinhas" (ar condicionado) e deitam na lona (rede confortável),  esperando o salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode colaborar! Comentando as matérias e auxiliando com informações.Antes de comentar, avalie o seu comentário e post á vontade.