quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

QUANDO A ELITE FALHA!!

    "Os resultados sombrios das falhas das elites não são surpreendentes. Existe um acordo implícito entre a elite e a população: uma ganha privilégios e lucros a partir de seu poder e propriedades; o povo, em troca, ganha segurança e, nos tempos modernos, certa dose de prosperidade. Quando as elites fracassam, correm o risco de ser substituídas. A substituição de elites fracassadas em termos econômicos, burocráticos e intelectuais, é sempre tensa. Mas, em uma democracia, a troca das elites políticas, pelo menos, é rápida e limpa. No despotismo, normalmente é lenta e quase sempre sangrenta."
(Por Martin Wolf).

  
  Nenhum desses fracassos se equipara, em qualquer aspecto, às tolices de 1914. Mas são grandes o suficiente para causar dúvidas quanto as nossas elites. O resultado é o nascimento de um populismo furioso ao longo do Ocidente, em sua maior parte um populismo xenófobo da direita. A característica dos populistas de direita é que saem derrubando o que veem pela frente. Se as elites continuarem falhando, vamos continuar vendo a ascensão de populistas furiosos. As elites precisam fazer melhor. Se não fizerem, a fúria pode subjugar a todos nós. (Tradução de Sabino Ahumada)

Martin Wolf é editor e principal analista econômico do FT

  Faz um bom tempo que analiso essa situação, porém de uma forma mais "bairrista", ou seja no nosso município e estado, arriscando as vezes, comentar algo a nível nacional, porém com um grau de dificuldades, devido a falta de veracidade dos fatos! dificuldade nas pesquisas, em pouco tempo devido a lei de transparência, teremos como entender e opinar melhor. Desde que o mundo é mundo sempre a "elite" é que determinou os rumos! sempre. Não tenha duvidas disso! Mas quem é e como identificar a "elite"? Se perguntasse agora, muitos diriam que é a classe política, outros diriam que são grandes empresários, outros diriam que a igreja, enfim uma infinidade de possibilidades. Mas o que vemos é o seguinte, cada município tem os seus "xerifes", que nunca foi e nunca será os "homens da lei", não se iluda! Não são fáceis de identificá-los. Não é apenas o poderio político, financeiro, religioso e ou judicial, vai além de tudo isso. Poderia escrever um livro de ficção, pois somente a ficção conseguiria ilustrar tal elite.

  Martin Wolf, fez essa leitura, na qual me apego um "pouco", porém não com a mesma ótica, devido a questões culturais e de conhecimento, primeiro que ele é do primeiro mundo, eu, aqui no nosso paraíso tropical, sendo isso uma das questões que nos coloca em um situação de conforto e ou desleixo mesmo. poderia analisar o poderio da nossa região, mas analiso-os com medíocre e não valeria a pena, gastar nenhum paragrafo para descrevê-los! Porém devemos nos atentar e observar o comportamento da elite, difícil ate´mesmo, porque se reúnem nas madrugadas e no conforto de suas "mansões". Uma coisa pode se dizer; Possuem muito dinheiro, pertencem a sociedades "fechadas" mandam em tudo! lembram dos políticos, que alguns acreditam serem os"mandachuvas", não o são, apenas obedecem ordens ou a "ordem", que ordem é essa? Infelizmente não tenho respostas, ate´se tivesse seria um "deles". Qual é papel da elite? primeiro estabelecer a ordem, segurança e proporcionar "paz". isso quando eles falham, tudo pode cair por água abaixo, dar brecha para populismo e revoltas do baixo clero, uma sociedade desestabilizada, um verdadeiro "caos". 

  Conhecendo o seu papel e importância podemos analisar melhor. O controle de toda uma região e de um município é muito importante. Um dos responsáveis para iludir o povo é a grande mídia, que passam e transmitem aquilo que a elite permite, nada mais nada menos, simples assim. Então existe um controle da vida do ser humano? Sim. Existe e esta posta entre nós a muitos anos, controlam tudo e todos. parece até que implantaram em nosso cérebro um "chip". Só pode! Já imaginou, trabalhamos tanto, por um salário de miséria e ainda somos felizes, nos dão bolsa família e ainda agradecemos com o nosso voto, o patrão paga uma mixaria, vai a praia e mal conseguimos fazer um "churrasquinho" no natal e ainda cantamos nas igrejas e nas ruas, agradecemos pelo décimo terceiro (ainda estudam em tirar do trabalhador), será que apenas fingimos que somos felizes ou o chip é que nos dá essa sensação? Quando a elite falha, o Ari ganha a eleição! Mas não não leva! Quando um pobre, que se perde pelo caminho ganha a presidência, cria uma tal de governabilidade, que nada mais é do que a elite por trás de um erro, ou seja admitiram a sua derrota, porém criaram um "ventríloquo" e continuaram a mandar da mesma forma! A elite, precisa urgentemente se recompor, até mesmo, pois acredito no seu papel histórico dentro da sociedade. Mas deveriam esconder melhor as suas "sujeiras em baixo do tapete", para que não haja uma revolta do proletariado. Enquanto o pobre bate na mulher e o seu nome é divulgado aos quatro cantos e o do rico, ninguém fica sabendo, é mais ou menos disso que estou me referindo.

  A elite medíocre, precisa crescer e evoluir e aparecer! Divisão de renda, pelo menos aos mais pobres! pararem de criticar o "bolsa tudo", pois o pobre ainda não foi para o tudo ou nada por causa disto, tira e verão uma grande "revolta". Sabem por que a elite tem raiva do bolsa tudo? Por que nossas mulheres não precisam mais mendigar trabalho em suas portas a troco de roupas e outras benesses de terceira, hoje sem valorização, não tem mão de obra em suas casas, isso revolta! Um dia aprenderão que sem o pobre não viverão e ai valorizarão a mão de obra, pois é somente isso que interessa a elite medíocre, que não consegue mais dominar completamente uma nação! que precisa manipular um torneiro mecânico populista e engolir goela abaixo uma ex-guerrilheira mandando no país e estipulando regras em que os mesmos não precisam cumprir.

    Deixo a frase do ex-presidente americano Abraham lincoln, onde ele explica em poucas palavras o conceito de sociedade e ainda ilustra a submissão do povo a elite (duvido que o mesmo tenha pensado esse texto e muito menos escrito), mas esta valendo;


O decálogo de Abraham Lincoln
  1. Você não pode criar prosperidade desalentando a Iniciativa Própria.

  2. Você não pode fortalecer ao débil, enfraquecendo o forte.

  3. Você não pode ajudar os pequenos, esmagando os grandes.

  4. Você não pode ajudar o pobre, destruindo o rico.

  5. Você não pode elevar o salário, pressionando a quem paga o salário.

  6. Você não pode resolver seus problemas enquanto gasta mais do que ganha.

  7. Você não pode promover a fraternidade da humanidade, admitindo e incitando o ódio de classes.

  8. Você não pode garantir uma adequada segurança com dinheiro emprestado.

  9. Você não pode formar o caráter e o valor do homem lhe tirando sua independência (liberdade) e iniciativa.

  10. Você não pode ajudar aos homens permanentemente, realizando por eles o que eles podem e devem fazer por si mesmos.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode colaborar! Comentando as matérias e auxiliando com informações.Antes de comentar, avalie o seu comentário e post á vontade.