quarta-feira, 1 de maio de 2013

DIA DO TRABALHO E A ESCRAVIDÃO BRANCA!




  Ontem em uma reunião fui obrigado a falar sobre esse assunto. Racismo não! Primeiro porque sou de origem africana, bisneto de escravo que também sofreu e sofre consequências por isso. O tema que retrata á "escravidão branca". Não como nos primórdios da verdadeira escravidão de negros trazidos da Africa, mas também dos indígenas brasileiros, mas pensando hoje no assalariado, tentando imaginar como viver com o misero salário minimo, ou até mesmo como a média brasileira a qual não ultrapassa os 1200 reais? Não precisa muita matemática para perceber que o trabalhador brasileiro faz malabarismo para conseguir viver com dignidade.

  Em um país onde banqueiros e grandes empresários vivem a custa do suor do trabalhador, não é muito difícil de imaginar, a realidade do povo brasileiro. Antes os senhores das senzalas, mantinham os escravos em regime de trabalho duro, não pagavam pela labuta, apenas o alimentava e dava um lugar de descanso, ou seja, trocava o seu trabalho pela comida e um lugar para dormir. As vezes o açoite era a hora extra, o sofrimento era real, o suor e o sangue esparramado por esse Brasil afora, tudo isso para atender a ganância dos "coronéis". Vivam se fartando da mão de obra barata.

  Hoje qual é a diferença? Para muitos e não tão poucos como alguns imaginam, a diferença é muito pouca, isso se tratando de muitos anos sem a dita escravidão "negra". O empresário paga em média 1000 reais, quando muito, com desculpas esfarrapadas de tributos que pagam ao governo, mas muitos acabam sonegando impostos e outras formas de desvios, incluindo ai até importação de produtos duvidosos. Usam da mão de obra barata, que com isso os seu filhos estuda em escolas particulares, vão a praia todos os anos, alguns levam os filhos para conhecer a Disney! Vivem de maneira prospera e em berço esplêndido, tudo a custa da mão de obra barata.

  Já o nosso herói trabalhador, usa roupa e calçados, não para o seu deleite ou digamos assim, seu passeio ou outro laser qualquer. Suas roupas são ferramentas de trabalho, pois o mesmo tem que se vestir adequadamente, onde já se viu trabalhar na empresa tal e vestir qualquer roupa, ou calçado que não seja de boa qualidade! A cesta básica, consome um percentual alto para esse trabalhador, o mesmo tem que se alimentar o melhor possível, não só para a sua saúde, mas também, como terá forças para a labuta? Quando tira férias, seu recurso com certeza não levará á nenhum lugar paradisíaco, então o nosso sofrido trabalhador, terá que fazer bicos para aumentar a renda familiar! Sua esposa, essa também terá que trabalhar para fora, pois somente sua renda não é capaz de satisfazer as necessidades da família. Lembrando que, trabalhando fora, os filhos ficam em segundo plano, ou com familiares, ou quando muito conseguem vagas em creches, que já é um avanço muito grande.

  Dai do trabalho, com certeza é um dia de comemoração, pois o fato de estar sauda´vel já é uma dadiva! Bom, seria se fosse um dia de reflexão para muitos patrões e trabalhadores. O patrão que pode seguir vários exemplo pelo mundo de divisão de lucros, os trabalhadores fazem "JUS" ao que produzem, ou seja dividem os lucros das empresas, dando dignidade e tornando-o cor responsável com o avanço da sua empresa. Que o governo tirasse a mão do bolso da classe média, facilitando para que a mesma conseguisse aumentar a oferta de empregos. Que as grandes empresas e algumas industrias, parassem de pegar dinheiro muitas das vezes de banco nacional, inventando concordata, falindo e deixando o trabalhador na mão! Que os sindicatos deixassem de serem tão pelegos e aplicassem o que realmente lhes cabem, como representante sindical Ai quem sabe deixaríamos de falar em "ESCRAVIDÃO BRANCA".

                     " Oferço meu suor e meu sangue para seus deleites"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode colaborar! Comentando as matérias e auxiliando com informações.Antes de comentar, avalie o seu comentário e post á vontade.