terça-feira, 6 de agosto de 2013

DOURADOS PERDE A LUTA CONTRA AS DROGAS!!!



  Primeiramente gostaria de explicar o que é e quem é Dourados; Uma cidade ao sul do estado do Mato 
Grosso do Sul, situado em uma região de fronteira, próxima do Paraguai e não tão distante da Bolívia ( São produtores abertamente de grande quantidade de drogas), possui uma população de 200.000 habitantes, cidade polo (por ela passa milhares de pessoas de outros municípios), em busca de saúde, educação, emprego, entretenimento e drogas(tanto para consumo como para comercialização). Isso é Dourados!!! E quem é Dourados? Agora pasmem, somos eu e você! Não é o prefeito, juízes, policiais e outras autoridades constituídas em nosso município. Falo isso, porque o brasileiro tem o mau costume de passar e repassar obrigações, isso não é comigo e não é da minha alçada, triste realidade mas é o que vemos todos os dias. Achar que alguém vai solucionar esse assunto é um ledo engano. Então durma com esse barulho, por enquanto, talvez quem sabe não é o seu filho(a), mas em breve e muito em breve, do jeito que a coisa vai, o meu e o seu filho(a), poderá estar na sarjeta recolhendo os entulhos e lixos da sociedade e ou entrando no crime para saciar sua sede e fome pelo entorpecente.

  Como profissional de saúde venho me assustando com a quantidade de pessoas, adolescentes e crianças entrando firme no mundo das drogas. A região onde trabalho tem aumentado muito as "bocas de fumo", lugar onde nossos filhos são recrutados e explorados pelos traficantes, não quero aqui falar do "zé mané" , que atuam nessas bocas de fumo, são apenas formiguinhas nesse mundo diabólico, um grão de areia, sendo que a maioria deles são escravos dos entorpecente e o fazem como meio de vida! Os grandes traficantes, os produtores e intermediadores desse comércio lucrativo, que inclusive possui pessoas ligadas a´policia e a política de municípios e estados. Esses sim carecem de serem perseguidos e de uma vez por toda expurgados   da sociedade. Combater é preciso, papel de toda a sociedade, todos os profissionais, principalmente de educação, da saúde, policia, ministério público, os conselhos municipais e estaduais, conselho tutelar , lideres religiosos enfim toda a sociedade organizada. Em todo momento abordarem essa situação, orientando os pais, familiares e tutores dos sinais que as crianças e adolescentes mostram quando começam a utilizar drogas! O desequilíbrio social, a falta de educação e de oportunidades são os grandes fatores que levam as pessoas as drogas, desagregação familiar, deficiência do poder público em realizar a promoção da saúde e educação e a prevenção das drogas, entulham pessoas nos presídios achando que isso é a solução, e não é! Se cada um seja ele ou ela quem for, se der conta e abordar esse assunto sempre! Nas palestras, na missa, no culto, nas reuniões de família, enfim, onde tem gente é uma ótima oportunidade para falar sobre drogas e o grande mal, que essa chaga urbana tem afetado as pessoas, as famílias e toda a sociedade


  A minha parte vou fazer! Como membro de uma equipe de saúde, hoje propus a todos os colegas da equipe multi profissional que façam seu trabalho focado na prevenção do uso de drogas, nas consultas, nas palestras e m todos os procedimentos, tanto dentro como fora unidade de saúde. O que é o papel da policia é da policia, o que é das autoridades judiciais, fica para os mesmos! As políticas de combate as drogas fica a classe política aos conselhos antidrogas, mas que cada um de nós façamos o nosso papel de pais, educadores, profissionais de saúde, lideres religiosos, enfim todos que reconhecem a sua importância na sociedades. Posto aqui um hino que marcou muito minha adolescência, que trata perfeitamente a luta contra as drogas. Drogas matam de Luiz Arthur.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode colaborar! Comentando as matérias e auxiliando com informações.Antes de comentar, avalie o seu comentário e post á vontade.