quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

ÉRAMOS TRÊS!








 

Essas são as irmãs; ANA, LUCIANA E ROSIMAR
                                               ROSIMAR NO ENCONTRO COM SUA MÃE, DONA MARIA GALHARDI                      

                
  Começo esse texto, fazendo uma pergunta. O que faz uma mulher, ter filhas e abandoná-las? Porque? Como sou profissional de saúde, procuro essa resposta. Penso que talvez seja pela tal "psicose puerperal", tipo um desequlibrio das faculdades mentais, causada pelo parto. Um trauma, com certeza.

  Há coisas que simplesmente não dá para entender! Acontece com o ser-humano, como se fosse um animal. Desprezar seus filhotinhos, na contramão do óbvio! Que seria protegê-los a qualquer custo. Como á estória da galinha que teve 12 pintainhos amarelinhos.

  Seu dono, um menino muito esperto, que ficava maravilhado com a beleza dos "pintinhos", e apreciava o cuidado da galinha com os filhinhos! Certa vez a galinha levou-os até um matagal, próximo á casa e de repente começou um fogaréu, que tomou conta de todo aquele mato. O menino ficou doido! Não sabia o que fazer, era inevitável.
 

  Foi dormir aos soluços, não entendia, do porque. A minha galinha morreu e todos os pintinhos juntos! quando acordou pela manhã, foi até o que sobrou do mato, começou a procurar pelo resto, do que sobrara da galinha! Á encontrou "torrada", toda queimada! Levantou-a e avistou embaixo, todos os pintinhos vivos! Chorou de alegria, não sabia o que fazer, ficou um pouco triste pela vida da galinha. não entendeu, que amor é esse, capaz de morrer pelos filhotes? Sua mãe disse; "Amor de Mãe".

  é ai que inicia á história da minha esposa e de duas irmãs. A mesma foi deixada pela sua mãe biológica, quando tinha apenas 6 meses de vida! Muito doente, quase sem vida, diferente de suas duas irmãs, mas também sem a mãe, que doara as crianças! Acredito que ela não queria fazer isso jamais. Os motivos, nunca foram ditos.

  As três foram adotadas, duas ficaram com uma família em comum, sendo á Ana e a Luciana! Minha esposa, Rosimar fora dotada por um casal muito humilde, mas trabalhadores e de muita fé! Seu Arastor e dona Aurora. Deram de tudo, um lar, comida roupas, e acompanharam o seu tratamento e reabilitação. Cresceu, desenvolveu e muito batalhadora. Sempre fazia a tal pergunta, porque minha mãe me abandonou? quando nos casamos, sempre me falava da vontade de conhecer sua mãe biológica. não podia fazer muito, não fazia nem idéia de como achar a sua mãe.

  Há alguns anos atrás, sua irmã á Ana, procurou por ela em um programa de TV. não é que á encontrou! Ficaram sabendo que a mesma estava morando em Pontes e Lacerda no MT. Abalou á estrutura da "Rose". E agora vou conhecê-la? Termino de vez com meus fantasmas, com meus pesadelos, meu trauma de infância! Como seria encontrar com a mãe biológica depois de tanto tempo? 39 anos, uma vida inteira! Esse é o dilema que ela vive hoje, no ano de 2013, apareceu a oportunidade das três,irem até Pontes e Lacerda, Para a Ana é revê-la, mas para a Rose e a Luciana, com certeza uma experiência incrível.
  Poder olhar nos olhos, perguntar o porque? são tantas dúvidas, tantos abraços, conhecer outros irmãos e irmãs. O coração com certeza, vai ficando mais apertado, afinal são 39 anos. Carregando no peito, tentando entender e até de visualizar á imagem de sua mãe, tentando imaginar seu rosto, seu sorriso, sua fisionomia.

   Nesse mês de Janeiro, farão essa viagem. Dona Maria Galhardi, terá muito que se explicar! Tenho certeza que ela tenha as suas razões, nada melhor que tirar isso á limpo. a emoção vai ser muito grande, o coração não cabe no peito, que esse encontro seja muito feliz e que possam daqui para frente, viverem como família e tirarem o tempo perdido.

  CONTINUAÇÃO;
 
  O Sonho se concretiza! Elas chegam em Caceres no Mato Grosso, conhecem alguns familiares que até então, não sabiam de sua existência.  sua irmã Neuza e o irmão Mário que há muitos  anos não o via! E logo em seguida foram para Pontes e Lacerda, também no MT, onde com certeza teriam muitas emoções reservadas para elas.

  No dia 20 de Janeiro de 2013 a emoção falou mais alto, enfim avistam dona Maria Galhardo Dias, o coração parece que sairia pela boca, as mão suavam e estremeciam seus corpos. Enfim muitas perguntas seriam respondidas! Se apresentaram, conheceram mais familiares, irmãos e irmãs, que nem sequer sabiam que tinham afinal dona Maria teve muitos filhos, 15 filhos ao todo! São eles Rosimeire, Rosimar, Antônio, José Carlos, Roberto, João Batista, João Dias, e a  cunhada Preta, soube  de uma irmã chamada Ita que mora em Curitiba e que vem trocando palavras via rede social.

  Foram 10 dias de pura emoção. A principal pergunta que a Rose fez a sua mãe, foi porque você me abandonou? A mesma engoliu em seco! Mas respondeu; Não tinha condições de criar! Estava muito doente, foi o melhor para você. Com uma negativa a Rose disse; Mãe que é mãe, não abandona seus filhos! Foi difícil, não era para menos 39 anos sem conhecer a mãe biológica, agora com certeza, fica na mente e no coração a imagem daquela mulher que um dia, por fortes motivos, deixou alguns filhos para trás!  Hoje voltam para seus lares, com a satisfação de terem conhecido seus laços umbilicais, seus irmãos e irmãs.

   Assim tira todas as duvidas e terminam os fantasmas da infância e da adolescência. Todas elas são mães e adoram seus filhos, dão á eles o amor, que não tiveram de sua mãe biológica. Deus colocou casais e famílias que as amaram muito, transmitindo conhecimento e fraternidade, tiveram muita sorte! O passado, já ficou para trás, aprender essa lição e repassá-las, olhando para o futuro e redescobrindo o verdadeiro conceito de ser mãe.

2 comentários:

  1. Sou Beatriz Galhardo, sobrinha de Rose, Ana e Luciana, filha de Antônio e Joana(Preta). Estive presente nesse encontro e realmente foi pura emoção que contagiou a todos ali próximos. Momento ao qual duvidas, mentiras, passado e realidade bateram de frente. Acredito que de agora em diante esses corações estejam confortados e aliviados de ver e saber um pouco mais de um passado "triste" que circunstâncias do tempo os colocou. O importante agora é acreditar no perdão e receber todo amor e carinho de seus irmãos que apesar de tudo nunca se impossibilitaram de doar amor e carinho aos semelhantes que são vocês... A vida novamente sorriu a você querida Rose, que Deus ilumine seus passos e sua família e acredite, você é uma guerreira que veio fazer a diferença assim como Ana e Luciana. Fico por aqui e meus Parabéns Edvaldo pela publicação. beijos Família

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Beatriz! Por ter enviado seu comentário, realmente foi muito bom para todos vocês esse encontro. É muito gratificante, um abraço

      Excluir

Você pode colaborar! Comentando as matérias e auxiliando com informações.Antes de comentar, avalie o seu comentário e post á vontade.