terça-feira, 12 de junho de 2012

VOCÊ SABE O QUE É UM JABUTI?




  Pois é! hoje, parece até que por coisa do destino, tive que me lembrar o significado cultural, de um animal muito interessante chamado Jabuti, Ele é um bicho pré-histórico, quieto, porém muito dócil que se adapta à vida moderna. Rústicos e resistentes, os jabutis somam mais de 40 espécies em todo o mundo. Sua vida é levada com vagar. Adora ser afagado e todas as suas tarefas são demoradas. Cortar um grande pedaço de comida, cavar um bom buraco para enfiar a cabeça pode levar um bom tempo. 
Quando sente a aproximação de um predador ou pressente algum perigo, põe as patas, cabeça e cauda dentro do casco, permanecendo inerte como se estivesse morto. Provavelmente, é o mais lento animal entre os vertebrados.
No Brasil duas espécies são originárias das florestas úmidas. Uma delas é a Geochelone carbonaria, conhecida como Jabuti piranga e a outra é a Geochelone denticulata também chamada de Jabutitinga. 
   Esse animal é muito dócil e curiosamente, descrito nos meios políticos de uma forma "chula", possui duas ou mais interpretações dependendo de quem fala, a forma como fala e do receptor, que recebe o elogio.
  Estávamos trabalhando, quando de repente me surge um politico, tão pré-histórico quanto o animal em questão e soltou essa pérola, chamando uma pessoa muito amável que está trabalhando com a gente de essa "é o meu Jabuti", entendi que ele estava referindo, á uma demarcação de território, não me importando com isso de forma alguma, mas e a pessoa entendeu o significado? Não, não entendeu e acabou por perguntar, o que realmente ele queria dizer com aquela frase, uma colega que já tinha passado pela mesma situação, sem merecer o adjetivo, ficara muito chateada.
  O verdadeiro significado da palavra nos meios da politica é; "Alguém já viu um Jabuti em cima de um poste? Não, então foi alguém, que com certeza o colocou ali". Demonstra claramente que a pessoa indicada não possui condições técnicas e conhecimento especifico para tal cargo, ou seja não passou em concurso público! é uma mera indicação politica. Pegou mal, pois a pessoa afetada, tem formação acadêmica e é altamente capacitada.

  se não fosse trágico seria cômico! Mas o nobre arcaico, tão jurássico quanto o animal em questão, perdeu a rica oportunidade de se calar, faz parte da vida, devemos ser tardios no falar e estarmos mais atentos ao ouvir. Mas manda quem pode e obedece quem tem juízo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode colaborar! Comentando as matérias e auxiliando com informações.Antes de comentar, avalie o seu comentário e post á vontade.