quinta-feira, 7 de junho de 2012

HISTÓRIAS QUE EU CONTO, PARTE V, "SOMOS HERÓIS"


 "Médico! Sem Enfermagem, não consegue fazer medicina"
  Estava trabalhando no centro cirúrgico, era um dia normal, corriqueiro e sem nada demais, plantão calmo como era habitual no período da manhã, apenas uma pequena cirurgia estava na escala. Arrumada a sala cirúrgica, chamado médicos e anestesista e toda a equipe de prontidão.
  A pessoa a ser operada, era um senhor de mais ou menos 58 anos, tinha uma lesão em um dedo do pé, provavelmente por diabetes, chamado de pé diabete, precisava ser amputado, estava com necrose e sem circulação. Cirurgia seria tranquila, anestesia ráqui (na coluna), sem grandes aparatos, foi montada em uma sala pequena e do fundo do centro cirúrgico.
 Foi feito a anestesia e iniciou-se á cirurgia, eu era circulante, a pessoa que organizava a sala e auxiliava o anestesista, em um momento fui verificar a pressão arterial do cliente, estava alta, teve uma crise hiper tensiva, chegando á 180x120 mmHg, inadimissivel dentro de um campo operatório, avisei á anestesista e prontamente aplicou um anti-hiper tensivo, e não prestou um cuidado especial, não deu muita importância, dois minutos depois, muito rápido, aferi novamente á pressão e para minha surpresa, a pressão baixou muito rápido, foi para 120x80 mmHg, fui avisar á médica e ao analisar á aferição, suspeitei da rapidez do efeito do medicamento! Voltei novamente e verifiquei que o homem estava em parada cardio-respiratória, acredito que se não fosse á minha percepção, á história seria outra, iniciou-se as manobras de ressuscitação, mais ou menos meia hora de manobras, entubado e sem consciência, mas vivo! Deixou o centro-cirúrgico e foi removido até á UTI, onde ficou mais ou menos uns 10 dias, recebendo alta da CTI, indo para o apartamento e alguns dias depois indo para casa.

 " A atenção e o carinho dispensado, fazem do tratamento e da reabilitação, um dos maiores medicamentos prescritos pela Enfermagem"


  A enfermagem é tão necessária, quanto o médico, um descuido, um deslize e pronto! A vida pode expirar, muitas pessoas não sabem, mas a equipe de enfermagem, são verdadeiros heróis! Salvam vidas todos os dias e ninguém vê, mutas das vezes nem o doente consegue perceber, está em um estado de inconsciência, não permitindo lembranças de fatos como esse, posso garantir com toda a certeza são "anjos", um dia terão o valor que merece, salários dignos e o melhor reconhecimento da sociedade, principalmente o respeito! As vezes vejo fotos e filmes, explorando á enfermeira como simbolo sexual, não admito de forma alguma, não é essa figura que a sociedade tem que ver, sim á de uma cuidador (a) e salvador (a) de vidas e que além de tudo protege e dá a atenção á pessoa enferma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode colaborar! Comentando as matérias e auxiliando com informações.Antes de comentar, avalie o seu comentário e post á vontade.