sábado, 26 de maio de 2012

QUAIS SERÃO OS 19 VEREADORES A PARTIR DE 2013 EM DOURADOS

 
 Pergunta difícil de responder, mas vamos tentar ajudar o eleitor e direcioná-los e entender os meandros políticos. Tudo não passa de um jogo, jogado com muita sabedoria e esperteza, coligações e mais coligações, qual é significado disso tudo e para que serve? Bem, vamos tentar mostrar ao eleitor esses mistérios. Coligação infelizmente é um mal necessário, sem ela muitos partidos nanicos não teriam razão de existir, hoje uma legenda em Dourados é aproximadamente de 6.500 votos (divide-se o número de eleitores pelo número de vagas de cadeiras na câmara), bem que depois das urnas abertas contabilizam-se somente os votos válidos, mas como não sabemos ainda, quantos votos serão válidos esse é o calculo aproximado. Votos válidos são aqueles que são direcionados á um candidato, excluindo-se os brancos e os nulos. Entendendo isso você já pode perceber que muitos partidos não alcançam esse coeficiente eleitoral, surgindo então á necessidade de coligar, ou seja, juntar-se á outro partido! Coligando os partidos podem somar os votos, e a quantidade de candidatos, ex; Em Dourados são 19 vagas de vereadores, podendo cada coligação lançarem 38 candidatos, facilitando assim em uma soma matemática de alcançarem a meta minima de 6.500 votos, elegendo o primeiro vereador! O segundo já diminui esse valor numérico, facilitando as coligações á elegerem um número maior em suas bancadas.
  Não é uma conta matemática fácil! Somente após os resultados você consegue contabilizar e realmente dizer quem são os eleitos. Grosseiramente e conhecendo um pouco do riscado diria que hoje, dos vereadores que estão na câmara e os pré-candidatos os que tem mais chance de se elegerem são; Democratas tendo hoje 4 ocupações no palácio Jaguaribe, esse número cai vertiginosamente devido a dificuldade que irão enfrentar nas futuras coligações, pois á maioria dos partidos tem medo de coligar com outras agremiações que já possuem vereadores eleitos, são tipo "bicho papão", pura fraqueza eleitoral, mas infelizmente pesa muito na hora de coligar, imagino que façam dois e que o eleitorado um pouco mais exigente, votariam em Alan Guedes (jovem, advogado, bem relacionado e muito bem votado na última eleição), o seu companheiro de bancada seria Cido Medeiros ( faz uma politica fácil, popular e seguindo os caminhos do Artuzi, vai onde o povo está) e o atual presidente da câmara Idenor Machado.
  O PMDB se lançar prefeito, que sou meio cético quanto á isso, pode eleger de três a quatro vereadores, quais seriam os eleitos? Primeiramente e sem duvida nenhuma dona Délia ( sem comentários), Laudir Munareto (ou o filho dele, vem dando sinais disso á algum tempo), Eduardo Marcondes, ainda nas fileiras do partido possuí um eleitorado muito forte! Como alguns amigos falam com certeza irá chegar atrasado para a posse como eleito! não acredito que o partido faria outro candidato. O PT, esse é um mistério! Se lançar candidato á prefeito para socorrer o candidato do PSD, Murilo Zauith, pode até surpreender elegendo de três á quatro, porém se ficar na mesmice, corre o risco de se acabar como agremiação politica, ainda aposto no vereador Elias Ishy, ressurgindo o Zé Silvestre! Pedalando muito com suas bicicletas e o voto da igreja Assembléia de Deus, se conseguir o apoio dos índios que duvido muito, pode aparecer Dirceu Longui. O PSD, esse sim pode surpreender, mas como é um partido recente não tenho conhecimento do seu quadro de pré-candidatos, acredito que os candidatos do prefeito são; Pastor Nogueira, igreja Batista, das suas coligações pode surgir mais alguns nomes, somente teremos essa informação a partir do dia 30 de Junho, terminando as convenções partidárias.
  O PSDC de Geraldo Sales, nanico por natureza mas forte por insistência e sobrevivência, dessa vez pode conseguir a façanha de eleger três, o próprio Geraldo, Marcos Torquês e aposto minhas fichas em Silva Júnior, não só pelos votos desses três, mas pelo grupo que é bem formado, sendo uma legenda muito coesa. 

O PDT, do seu presidente Cemar Arnal, do qual tive a honra de ser presidente, pode ser agraciado com duas vagas, uma terceira com muito trabalho e dependendo de com quem irão coligar, Cemar por ser articulador, Chaguinha do Parque, já á algum tempo está batendo na porta, sempre bem votado!

chaguinha
 Em terceiro podendo ser agraciado o senhor Bebeto, isso se os candidatos da região rural permitir, esse ano se não minguarem muitos sairão candidatos e se enforcando, devido a falta de votos suficientes para se elegerem. PSDB é uma incógnita muito grande, não possui em seu quadro nenhum candidato capaz de surpreender e ter votação expressiva, coligando pode até eleger alguém! Mas quem? O restante dos partidos é muito difícil de se fazer um prognóstico nessa altura do campeonato! PRB, que tem em seu quadro o vereador Juarez do Esporte, pode eleger de dois a três, despontando o Pastor Irineu Silva e o ex-vereador Saraiva.

 
  O PMN, já gritou e esperneou para todo que é lado! Ari Artuzi se lançou a prefeito, a vereador e prometendo ter votos para puxar de três a quatro na ribeira dos votos, porém sem coligação não faz ninguém.

  Essa eleição vai ser uma das mais difíceis de todos os tempos, o eleitor não é mais o mesmo, muito desconfiado e arisco, o dinheiro vai falar mais alto e continuará desenhando o quadro politico, por mais que as pessoas não acreditem, poucos terão recursos suficientes para tocarem uma campanha nesse nível. Ter muita habilidade, boa comunicação e sebo nas canelas, essa é a receita para quem quer se aventurar a garimpar votos, lembrando que promessas e contos de fadas não funcionam mais. Inove faça diferente,  corra o mais que puder e quem sabe pode ser eleito no dia 7 de Outubro de 2012, dizendo que minhas previsões estavam erradas.
  se você não concorda, pode colaborar! de sua sugestão e quem sabe tiramos daqui á próxima câmara de vereadores de Dourados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode colaborar! Comentando as matérias e auxiliando com informações.Antes de comentar, avalie o seu comentário e post á vontade.